
O Brasil encerrou a sua participação na 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão no Rio Grande do Sul com seis medalhas de bronze. Os jogos foram encerrados neste domingo (15) no ginásio do Sesi de Caxias do Sul.
Nas competições, a Ucrânia ficou na primeira colocação, com 62 medalhas de ouro, 38 de prata e 38 de bronze, em um total de 138. O Brasil ocupou a 44ª posição, com seis medalhas de bronze, o maior número conquistado pelo país na história da competição.
A presidente da CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos), Diana Kyosen, aprovou a participação dos atletas do Brasil e agora foca no fortalecimento.
“O resultado atual não é o melhor cenário, mas é positivo. Vivemos um momento de pandemia que trouxe um prejuízo aos treinos. Ficamos dois anos treinando virtualmente. A CBDS conseguiu um terreno para construção do nosso centro de treinamento e isso vai auxiliar no alto desempenho e, consequentemente, no resultado dos atletas brasileiros”, afirmou.
A próxima edição das Surdolimpíadas de Verão será em 2025, em Tóquio, no Japão, com a promessa de mais medalhas e esperança de maior inclusão.