Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Deputada apresenta projeto que transforma Cruzeiro na “Capital Paulista” em 9 de Julho
    Cidades

    Deputada apresenta projeto que transforma Cruzeiro na “Capital Paulista” em 9 de Julho

    25 de abril de 2022Updated:26 de abril de 2022Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Divulgação

    A deputada estadual, Leticia Aguiar (Progressistas), apresentou o projeto de Lei nº 222/2022, que autoriza a transferência simbólica da capital do Estado de São Paulo para o Município de Cruzeiro, na data de comemoração da outorga do título honorífico de “Capital da Revolução Constitucionalista de 1932”.

    Segundo a deputada, o município do Vale Histórico é reconhecido oficialmente como “Capital da Revolução Constitucionalista de 1932”, em virtude de fatos historicamente importantes deste conflito terem ocorrido em seu território, como o “Grande Túnel da Mantiqueira”, palco dos mais ferrenhos combates da “Guerra Paulista”, sendo a localidade mais lembrada por ex-combatentes e historiadores no que se refere à “Revolução de 1932”.

    A parlamentar joseense foi procurada pelos Senhores Sérgio Henrique Elache Ribeiro Duarte e Fabiano José Santos Lourenço, que sugeriram resgatar a história de Cruzeiro e ligar a nomenclatura a esta importante data para o povo paulista.

    “Entendo que a projeto propiciará o resgate, a preservação e a valorização da história ocorrida em Cruzeiro, enaltecendo a memória de todos os ex-combatentes e familiares que participaram direta ou indiretamente do conflito”, declarou Leticia Aguiar.

    A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo instituiu, mediante a Lei nº 13.203, de 10 de setembro de 2008, o “Dia de Outorga ao Município de Cruzeiro do Título Honorífico de Capital da Revolução Constitucionalista de 1932”, a ser comemorado, anualmente, no dia das comemorações da Revolução Constitucionalista de 32, no dia 09 de julho, feriado estadual.

    Além disso, a deputada lembrou que também está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Federal nº 5.189, de 04 de maio de 2016, que reconhece o município de Cruzeiro, no Estado de São Paulo, como “Capital da Revolução Constitucionalista de 1932”, inclusive com parecer favorável da Comissão de Cultura.

    No próximo dia 9 de julho, o Estado de São Paulo irá festejar os ideais constitucionalistas comemorando os 90 anos da Revolução de 1932, nada mais justo do que homenagear a cidade com a transferência da Capital, afim de valorizar a história.

    A deputada Leticia Aguiar esclarece que o projeto possui caráter autorizativo, realizando a transferência da sede do Governo do Estado de forma simbólica por um dia, não gerando aumento de despesas e estando de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresCaraguatatuba atendeu 42 denúncias relacionadas à perturbação de sossego durante o fim de semana
    Próxima Notícia Polícia Civil organiza palestra sobre drogas em Taubaté nesta quarta-feira, 27

    Notícias Relacionadas

    Governo de SP e Prefeitura de SJC assinam convênio de R$ 9,4 milhões para nova galeria no Jardim Imperial

    19 de junho de 2026

    Oba inaugura no Urbanova com maior variedade de frutas e legumes fresquinhos, negociados direto de quem planta

    19 de junho de 2026

    Programação de artistas movimenta festival Jazz & Vinhos em Caraguatatuba

    19 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Jacarei




    Tachão


    Suzano

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.