Foto: Francois Mori/AP
O presidente francês Emmanuel Macron enfrentará Marine Le Pen no segundo turno das eleições presidenciais do país, marcando uma revanche do segundo turno que ocorreu nas eleições em 2017.
O centrista Macron e Le Pen, uma porta-voz de longa data da extrema-direita francesa, foram os dois principais candidatos no primeiro turno da votação de domingo, com 27,8% e 23,2% dos votos, respectivamente, segundo o ministério interior francês.
Doze candidatos concorreram ao cargo principal. Como nenhum deles recebeu mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois primeiros colocados se enfrentarão em um segundo turno no dia 24 de abril.
O primeiro turno da disputa de 2022 foi marcado pela apatia do eleitor, com participação estimada em 73,3%, segundo análise do instituto de pesquisas Ifop-Fiducial para as emissoras francesas TF1 e LCI – o menor em um primeiro turno em 20 anos.
Embora Macron tenha recebido mais votos do que qualquer outro candidato no primeiro turno, ele é uma figura polarizadora cujo índice de aprovação caiu durante seu primeiro mandato.
Em um discurso após o fechamento das pesquisas no domingo, ele pediu aos cidadãos que votem no segundo turno.
“Nada está resolvido e o debate que teremos nos próximos 15 dias é decisivo para o nosso país e para a nossa Europa”, disse. “Não quero uma França que, saindo da Europa, tenha como únicos aliados os populistas e xenófobos internacionais. Não somos nós. Quero uma França fiel ao humanismo, ao espírito iluminista”, disse.
Macron está tentando se tornar o primeiro presidente francês a vencer a reeleição desde Jacques Chirac em 2002. Pesquisas de opinião lhe deram uma vantagem consistente sobre o resto do pelotão, mas a corrida se acirrou significativamente no mês passado.
Pesquisa do Ifop-Fiducial divulgada no domingo mostrou que Macron venceria uma disputa de segundo turno contra Le Pen por apenas 51% a 49%.
O apoio de Le Pen aumentou constantemente nas últimas semanas. Embora ela seja mais conhecida por suas políticas de extrema-direita, como restringir drasticamente a imigração e banir os lenços de cabeça muçulmanos em locais públicos, ela fez uma campanha mais mainstream desta vez, suavizando sua linguagem e concentrando-se mais em questões econômicas, como o aumento do custo de vida, uma das principais preocupações do eleitorado francês.
Em seu discurso no domingo, Le Pen prometeu ser presidente de “todos os franceses” se vencer o segundo turno e pediu que aqueles que não votaram em Macron a apoiem no segundo turno.
O esquerdista Jean-Luc Melenchon ficou em terceiro lugar, com 22% dos votos. Ele desfrutou de um aumento tardio de apoio e foi considerado um possível candidato azarão para desafiar Macron.
Nenhum outro candidato recebeu mais de 10% dos votos. O comentarista político de extrema-direita que se tornou candidato presidencial Eric Zemmour, que desfrutou de uma cadeira entre os três principais candidatos até março, de acordo com a pesquisa do Ifop, ficou em quarto lugar com 7,1%.
Os outros candidatos na votação de domingo começaram rapidamente a colocar seu peso atrás dos dois primeiros. Enquanto Zemmour pediu a seus apoiadores que votassem em Le Pen, os outros pediram que seus apoiadores ficassem longe dela.
Os candidatos dos partidos tradicionais de centro-esquerda e centro-direita, os socialistas e os republicanos, já apoiaram Macron.
A socialista Anne Hidalgo disse que uma vitória de Le Pen incutiria na França “um ódio de todos contra todos”, enquanto a republicana Valerie Pecresse disse estar sinceramente preocupada com o país porque “a extrema direita nunca esteve tão perto de vencer”.
“O projeto de Marine Le Pen abrirá a França à discórdia, à impotência e ao colapso”, disse Pecresse.
Os fortes ventos, que atingem as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (10), causaram a queda …
4 horas atrásO secretário de transporte de São Paulo, João Octaviano Neto, informou que a obra dos Contornos da Tamoios está bem …
6 horas atrásA Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a corrida de rua do distrito …
6 horas atrásA Camisa do EC Taubaté é a mais tradicional do Vale do Paraíba devido a sua faixa transversal azul ou …
8 horas atrásO Porto de São Sebastião está com as operações suspensas devido a um pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio …
10 horas atrásA Embraer anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que fechou uma parceria com a VOAR Aviation para oferecer atendimentos não-programados …
11 horas atrásNovo início! AD Taubaté e São José EC realizam, nesta quarta-feira (10), as suas estreias no Campeonato Paulista Feminino 2022.
Buscando …
Tendência em diversas partes do Brasil, o conceito de cozinha compartilhada chegou em São José dos Campos. A ZKitchen, inaugurada …
1 dia atrásA Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as baixas temperaturas na Região Metropolitana do Vale …
1 dia atrásO Governo do estado de São Paulo vai entregar, nesta quarta-feira (10), três estradas recuperadas e modernizadas pelo DER (Departamento de …
1 dia atrás