Categoria: Internacional, Política

Emmanuel Macron enfrentará Marine Le Pen no segundo turno das eleições presidenciais francesas

Pesquisa do Ifop-Fiducial divulgada no domingo mostrou que Macron venceria uma disputa de segundo turno contra Le Pen por apenas 51% a 49%.

Com Agências Internacionais de Notícias • Publicado em 11/04/2022, às 11:56 • Atualizado em 11/04/22, às 11:56




Foto: Francois Mori/AP

O presidente francês Emmanuel Macron enfrentará Marine Le Pen no segundo turno das eleições presidenciais do país, marcando uma revanche do segundo turno que ocorreu nas eleições em 2017.

O centrista Macron e Le Pen, uma porta-voz de longa data da extrema-direita francesa, foram os dois principais candidatos no primeiro turno da votação de domingo, com 27,8% e 23,2% dos votos, respectivamente, segundo o ministério interior francês.

Doze candidatos concorreram ao cargo principal. Como nenhum deles recebeu mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois primeiros colocados se enfrentarão em um segundo turno no dia 24 de abril.

O primeiro turno da disputa de 2022 foi marcado pela apatia do eleitor, com participação estimada em 73,3%, segundo análise do instituto de pesquisas Ifop-Fiducial para as emissoras francesas TF1 e LCI – o menor em um primeiro turno em 20 anos.

Embora Macron tenha recebido mais votos do que qualquer outro candidato no primeiro turno, ele é uma figura polarizadora cujo índice de aprovação caiu durante seu primeiro mandato.

Em um discurso após o fechamento das pesquisas no domingo, ele pediu aos cidadãos que votem no segundo turno.

“Nada está resolvido e o debate que teremos nos próximos 15 dias é decisivo para o nosso país e para a nossa Europa”, disse. “Não quero uma França que, saindo da Europa, tenha como únicos aliados os populistas e xenófobos internacionais. Não somos nós. Quero uma França fiel ao humanismo, ao espírito iluminista”, disse.

Macron está tentando se tornar o primeiro presidente francês a vencer a reeleição desde Jacques Chirac em 2002. Pesquisas de opinião lhe deram uma vantagem consistente sobre o resto do pelotão, mas a corrida se acirrou significativamente no mês passado.

Pesquisa do Ifop-Fiducial divulgada no domingo mostrou que Macron venceria uma disputa de segundo turno contra Le Pen por apenas 51% a 49%.

O apoio de Le Pen aumentou constantemente nas últimas semanas. Embora ela seja mais conhecida por suas políticas de extrema-direita, como restringir drasticamente a imigração e banir os lenços de cabeça muçulmanos em locais públicos, ela fez uma campanha mais mainstream desta vez, suavizando sua linguagem e concentrando-se mais em questões econômicas, como o aumento do custo de vida, uma das principais preocupações do eleitorado francês.

Em seu discurso no domingo, Le Pen prometeu ser presidente de “todos os franceses” se vencer o segundo turno e pediu que aqueles que não votaram em Macron a apoiem no segundo turno.

O esquerdista Jean-Luc Melenchon ficou em terceiro lugar, com 22% dos votos. Ele desfrutou de um aumento tardio de apoio e foi considerado um possível candidato azarão para desafiar Macron.

Nenhum outro candidato recebeu mais de 10% dos votos. O comentarista político de extrema-direita que se tornou candidato presidencial Eric Zemmour, que desfrutou de uma cadeira entre os três principais candidatos até março, de acordo com a pesquisa do Ifop, ficou em quarto lugar com 7,1%.

Os outros candidatos na votação de domingo começaram rapidamente a colocar seu peso atrás dos dois primeiros. Enquanto Zemmour pediu a seus apoiadores que votassem em Le Pen, os outros pediram que seus apoiadores ficassem longe dela.

Os candidatos dos partidos tradicionais de centro-esquerda e centro-direita, os socialistas e os republicanos, já apoiaram Macron.

A socialista Anne Hidalgo disse que uma vitória de Le Pen incutiria na França “um ódio de todos contra todos”, enquanto a republicana Valerie Pecresse disse estar sinceramente preocupada com o país porque “a extrema direita nunca esteve tão perto de vencer”.

“O projeto de Marine Le Pen abrirá a França à discórdia, à impotência e ao colapso”, disse Pecresse.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Fortes ventos causam queda de árvore em Campos do Jordão

Os fortes ventos, que atingem as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (10), causaram a queda …

4 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Obra dos Contornos da Tamoios está 80% finalizada, diz secretário de transporte

O secretário de transporte de São Paulo, João Octaviano Neto, informou que a obra dos Contornos da Tamoios está bem …

6 horas atrás
Cidades

Aberta as inscrições da corrida de rua do distrito de Eugênio de Melo

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a corrida de rua do distrito …

6 horas atrás
Esporte, Linha de Frente

Camisa do EC Taubaté: conheça as 10 mais bonitas

A Camisa do EC Taubaté é a mais tradicional do Vale do Paraíba devido a sua faixa transversal azul ou …

8 horas atrás
Cidades

Porto de São Sebastião está com as operações suspensas

O Porto de São Sebastião está com as operações suspensas devido a um pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio …

10 horas atrás
Economia

Embraer fecha parceria com VOAR para atendimentos no aeroporto de Congonhas

A Embraer anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que fechou uma parceria com a VOAR Aviation para oferecer atendimentos não-programados …

11 horas atrás
Esporte

EC Taubaté e São José EC estreiam hoje no Campeonato Paulista Feminino 2022

Novo início! AD Taubaté e São José EC realizam, nesta quarta-feira (10), as suas estreias no Campeonato Paulista Feminino 2022.
Buscando …

12 horas atrás
Branded

ZKitchen SJC: cozinha compartilhada é tendência no Brasil; conheça

Tendência em diversas partes do Brasil, o conceito de cozinha compartilhada chegou em São José dos Campos. A ZKitchen, inaugurada …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas no Vale do Paraíba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as baixas temperaturas na Região Metropolitana do Vale …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Governo de SP entrega hoje três estradas recuperadas e modernizadas no Vale

O Governo do estado de São Paulo vai entregar, nesta quarta-feira (10), três estradas recuperadas e modernizadas pelo DER (Departamento de …

1 dia atrás