Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Ansiedade e solidão entre alunos foram temas de roda de conversa entre psicóloga e professores em São José
    Educação

    Ansiedade e solidão entre alunos foram temas de roda de conversa entre psicóloga e professores em São José

    4 de abril de 2022Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Aline Korting é psicóloga especializada no atendimento a adolescentes e jovens na Clínica Arboretá. Foto: Ludmila Oliveira

    Depressão e ansiedade e outros temas ligados ao bem-estar emocional de adolescentes no ambiente escolar foram o centro de uma roda de conversa em São José dos Campos no último sábado, 2.

    A psicóloga Aline Korting, da Clínica Arboretá, orientou professores e coordenadores pedagógicos do Colégio Univap sobre como identificar os sinais e lidar com essas manifestação.

    O intuito da parceria foi esclarecer dúvidas, compartilhar informações e indicar novos caminhos para o suporte atento e humanizado a alunos.

    Em um contexto de volta às aulas presenciais e de reestruturação das relações sociais dos estudantes, após períodos de isolamento e aulas remotas na pandemia, profissionais da educação buscam vivências e estratégias pedagógicas que se adequem melhor a esta nova realidade de convívio.

    Pesquisa realizada em setembro de 2021 pelo Instituto Península –organização do terceiro setor que atua na área de Educação— aponta que 57% dos professores entrevistados entendem como um desafio recuperar a aprendizagem de alunos no retorno do ensino a distância, ao mesmo tempo em que 53% dentre os consultados sentem que os jovens estão desmotivados e 58% sinalizam a importância do acolhimento dos estudantes em conjunto com a família.

    A psicologia, nessa conjuntura, coloca-se como uma forte aliada a esta reconstrução.

    “O distanciamento imposto pela pandemia exige, de fato, um novo olhar sobre os adolescentes que retornam à sala de aula, agora mais frágeis às situações do dia a dia. Neste momento, o que percebo em contato com diversas escolas e com pais de alunos, em São José dos Campos, é mesmo uma preocupação em torno da saúde mental desses jovens, pois são aspectos que impactam não só no trato pessoal, mas também na saúde física e no próprio desempenho escolar”, afirma Aline.

    O encontro no Colégio Univap reuniu cerca de 20 profissionais ligados ao Ensino Fundamental Anos Finais da instituição (do sexto ao oitavo ano, portanto).

    A iniciativa da escola em promover debates entre profissionais da educação e da psicologia visou aprimorar a capacitação de seu corpo docente para situações sensíveis da rotina entre alunos e professores, como explica a psicóloga.

    “O acompanhamento dos pais em consultório e em casa é fundamental para a saúde mental do adolescente, mas é fundamental que a escola também esteja atenta ao comportamento de seus alunos para contribuir com ações que promovam o bem-estar deles em momentos de crise ou alterações de humor, por exemplo. Esse debate que estamos promovendo é muito importante para o estabelecimento de um cuidado integrado com esse grupo”, finaliza Aline.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresGambá é encontrado em escola estadual de São José dos Campos
    Próxima Notícia Jacareí inaugura Memorial dos Prefeitos no Paço Municipal

    Notícias Relacionadas

    Alô, estudantes! Prazo final de inscrição para o ENEM termina nesta noite (13)

    13 de junho de 2025

    UFRRJ debate sobre reserva de vagas para pessoas trans e travestis

    13 de agosto de 2024

    SP abre inscrições para curso gratuito de Introdução em Libras; aulas ocorrem em ambiente virtual

    12 de agosto de 2024
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Selva








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.