Foto: Twitter/Conmebol
A Conmebol realizou nesta sexta-feira (25), em Luque (Paraguai), os sorteios das fases de grupos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. No total, quinze times brasileiros estão na briga.
Entre os principais embates está a reedição da final da Libertadores de 2012 entre Corinthians e Boca Juniors (Argentina). Outro destaque fica por conta do ‘clássico das multidões’ de Minas Gerais entre Atlético e América no grupo D.
Copa Libertadores
A principal competição de clubes da América do Sul contará com oito representantes do Brasil, sendo três estreantes: o América-MG, Bragantino e o Fortaleza. Todos eles terão caminhos difíceis para avançar às oitavas.
No grupo C, o Massa Bruta terá pela frente três campeões da competição: o Nacional (Uruguai), Vélez Sarsfield (Argentina) e Estudiantes de La Plata (Argentina).
Já o Fortaleza encara dois ex-campeões no grupo F: River Plate (Argentina) e Colo Colo (Chile), além do Alianza Lima (Peru).
O América-MG, além do forte rival local, enfrenta o Independiente del Valle (Equador), campeão da Sul-Americana em 2019 e vice da Libertadores em 2016 e o Tolima (Colômbia).
Os dois finalistas de 2021, Palmeiras (atual bicampeão) e Flamengo (vencedor em 2019), pegaram grupos menos complicados. O Verdão está na chave A, junto a Emelec (Equador), Deportivo Táchira (Venezuela) e Independiente Petrolero (Bolívia).
O Rubro-Negro carioca caiu no grupo H, junto da Universidad Católica (Chile), Sporting Cristal (Peru) e Talleres (Argentina).
Mais dois brasileiros completam o chaveamento: o Athletico Paranaense encabeça o grupo B, com Libertad (Paraguai), Caracas (Venezuela) e The Strongest (Bolívia). Já o Corinthians caiu no E, junto ao tradicional Boca Juniors (Argentina), Deportivo Cali, atual campeão colombiano e o Always Ready (Bolívia), que joga a mais de 4 mil metros de altitude, em El Alto.
O último destaque do sorteio ficou por conta do duelo entre os rivais históricos do Paraguai, Cerro Porteño e Olimpia, pelo grupo G. O regulamento só permitia que dois times do mesmo país ficassem na mesma chave caso um deles tivesse vindo das fases preliminares (casos do Olimpia e do América Mineiro).
A fase de grupos da Libertadores começa no dia 5 de abril. Os dois primeiros de cada grupo avançam às oitavas de final. O terceiro colocado também vai para as oitavas, mas da Sul-Americana. A final da Libertadores está marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.
Copa Sul-Americana
O sorteio da Copa Sul-Americana definiu o destino de sete equipes brasileiras, que têm uma tarefa um pouco diferente daquelas que se classificaram à Libertadores.
Diferentemente da competição principal, na Sul-Americana somente o primeiro colocado de cada um dos oito grupos passa para as oitavas de final. Eles vão se juntar aos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. A decisão será em 1º de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O Fluminense, único dos times do Brasil que estava nas fases preliminares da Libertadores (foi eliminado pelo Olimpia, do Paraguai), caiu no grupo H, junto do Junior Barranquila (Colômbia), Oriente Petrolero (Bolívia) e Unión Santa Fe (Argentina).
O Santos entrou no grupo C, ao lado do Únion La Calera (Chile), Banfield (Argentina) e Universidad Católica (Equador). O São Paulo ocupa o grupo D, junto do Jorge Wilstermann (Bolívia), Ayacucho (Peru) e Everton (Chile).
Os outros brasileiros também conheceram seus grupos:
Cuiabá, Grupo B: Racing (Argentina), Melgar (Peru) e River Plate (Uruguai);
Internacional, Grupo E: Independiente de Medellin (Colômbia), 9 de octubre (Equador) e Guaireña (Paraguai);
Atlético-GO, Grupo F: LDU (Equador), Defensa y Justicia (Argentina) e Antofagasta (Chile);
Ceará, Grupo G: Independiente (Argentina), Deportivo de La Guaiara (Venezuela) e General Caballero (Paraguai);