Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Itavema Itavema

    Você está em:Início » Saud quer extinguir Secretaria de Cultura em Taubaté; Classe artística reage contrária ao projeto
    Cidades

    Saud quer extinguir Secretaria de Cultura em Taubaté; Classe artística reage contrária ao projeto

    26 de fevereiro de 2022Updated:28 de fevereiro de 2022Nenhum comentário5 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Divulgação/PMT

    O prefeito de Taubaté José Saud (MDB) propôs a extinção da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade. O projeto de lei, encaminhada na última semana para aprovação da Câmara de vereadores, prevê que a Cultura perca o status de secretária e seja transferida para a Secretaria de Educação.

    Segundo a prefeitura, pela proposta, o atual secretário de cultura Dimas Oliveira passa a ser secretário adjunto da Educação. Toda a estrutura atual da Secretaria de Cultura passa a ser absorvida pela Secretaria de Educação.

    Anteriormente, a atual Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté já tinha sofrido um ‘esvaziamento’ na primeira reforma administrativa, aprovada no fim de 2021. Até então chamada de Secretaria de Turismo e Cultura, a área de Turismo foi incorporada pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação.

    A proposta também faz outras alterações menores na estrutura da Prefeitura de Taubaté, como tirar a Área de Conselhos da Secretaria de Gabinete e a deslocar para o Departamento Municipal de Justiça.

    “A iniciativa tem o objetivo de garantir a transmissão da cultura taubateana para as crianças, mantendo assim a tradição viva nelas que, muitas vezes não conhecem nossas riquezas culturais. Além disso, o projeto quer dar autonomia aos produtores/fazedores de cultura aqui do município”, diz nota da prefeitura de Taubaté encaminhada a reportagem da SP RIO+. (leia a nota da prefeitura, na íntegra, logo abaixo)

     

    Movimento contrário da classe artística 

    O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (SATED/SP) publicou uma nota de repúdio ao projeto de lei encaminhado pela administração municipal de Taubaté.

    Na nota, o SATED/SP reforça que o projeto não foi debatido pelo Conselho Municipal de Educação, mediante a recente extinção do Conselho Municipal de Cultura.

    O sindicato afirma que, com a transferência para a Secretaria de Educação, o município irá penalizar os profissionais do setor e retroceder em políticas públicas.

    “Sem a existência do Fundo Municipal de Cultura, vez que a pasta irá para a Secretaria de Educação, os artistas, técnico e inúmeros outros profissionais serão severamente penalizados, além do que não se avançará nas políticas públicas destinadas a este importante setor econômico e social”, diz a nota que pode ser lida aqui, na íntegra.

    Produtores e ativistas culturais de Taubaté também se manifestaram contrários a transferência da pasta, alertando para prejuízos e retrocessos no setor cultural da cidade.

    Em entrevista à SP RIO+, o membro do Conselho Municipal de Educação e diretor da TV comunitária de Taubaté, Mario Jefferson Leite Mello, disse ter recebido a notícia da transferência com perplexidade.

    “Os problemas relacionados a educação são enormes e devem ser combatidos imediatamente, mas jogar para a Secretaria da Educação toda uma estrutura de Secretaria de Cultura e Economia Criativa é um grande crime! É uma perda imensurável para a cidade de Taubaté, que é conhecida como a Capital da Literatura Infantil”, disse.

    Perplexidade que também é compartilhada pelo historiador de Taubaté Angelo Rubim. Para ele, a proposta representa um retrocesso para Taubaté.

    “A extinção da recém reformada e renomeada Secretaria de Cultura e Economia Criativa representa um retrocesso no desenvolvimento de políticas públicas do setor no munícipio”, diz.

    “…um setor estratégico como o da Cultura e Economia Criativa demanda um setor de porte, com uma Secretaria independente para a sua manutenção, desenvolvimento e, até mesmo, políticas públicas que supram suas demandas”, acrescenta.

     

    Nota da prefeitura de Taubaté

    Leia, na íntegra, a nota enviada pela prefeitura de Taubaté ao jornalismo da SP RIO+:

     

    Sobre os projeto de lei que está tramitando na câmara para avaliação dos vereadores:

    A iniciativa tem o objetivo de garantir a transmissão da cultura taubateana para as crianças, mantendo assim a tradição viva nelas que, muitas vezes não conhecem nossas riquezas culturais. Além disso, o projeto quer dar autonomia aos produtores/fazedores de cultura aqui do município.

    1) O Conselho de Cultura e o Fundo de Cultura, composto por membros da sociedade civil (que conhecem a realidade da classe artística) e por servidores da prefeitura, possa a decidir a destinação dos recursos de cultura. Assim, esse grupo organizado vai estabelecer como o dinheiro do Fundo de Cultura será utilizado e aplicado. Essa decisão passa a não ser mais do Secretário de Cultura e sim desse Conselho.

    2) Inclusive já existe um recurso disponível de 6 milhões, que se o projeto for aprovado, será encaminhado ao Fundo de Cultura, para que seja investido nas demandas essencialmente da Cultura.

    3) A estrutura da Secretaria de Cultura passa a ser absorvida pela Secretaria de Educação. Dentro dessa estrutura, o hoje secretário de cultura passa a ser secretário adjunto da Educação e com isso passa a ter maior poder de decisão dentro das escolas para propor projetos e direcionar ações focadas na continuidade e transmissão da cultura para os mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino, seus pais e comunidade local. Além disso, parte dos recursos municipais que eram destinados a Secretaria de Cultura ficarão a disposição do Conselho.

    4) A proposta é que, o Secretário Adjunto (Dimas Oliveira) possa definir quais serão as oficinas mais adequadas a serem ofertadas aos alunos a fim de manter a tradição da cultura de Taubaté. Por exemplo, aulas de modelagem dos figureiros dentro das escolas entre outras muitas possibilidades que passam a ser ofertadas no contraturno das aulas regulares.

    O projeto visa valorizar quem vive de cultura, quem fomenta as atividades culturais. É fazer com que as crianças também tenham acesso à cultura, democratizando também o acesso aos recursos financeiros de cultura.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresFAB coloca KC-390 da Embraer de prontidão para retirada de brasileiros da Ucrânia
    Próxima Notícia Urbam vai assumir a comercialização das tarifas do transporte público de São José dos Campos

    Notícias Relacionadas

    Prefeitura abre inscrições para 20ª Mostra de Teatro de Taubaté

    21 de julho de 2026

    Sabesp antecipa manutenção que pode deixar até 70% de São José sem água até quarta

    21 de julho de 2026

    Três cidades do Vale aparecem entre as mais frias do estado neste domingo

    19 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Selva







    Meet

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.