
Apesar das festividades do Carnaval de Rua estar suspenso, a cidade de Ilhabela já registra 87% da ocupação hoteleira para o feriado, de acordo com dados da Associação Comercial de Ilhabela.
Com um clima típico de verão, o feriado nacional será marcado por sol, calor e pancadas de chuva ao fim do dia, condição que acaba atraindo os turistas para o arquipélago.
De acordo com o Observatório de Turismo de Ilhabela, mais de 40 mil pessoas devem visitar a cidade entre os dias 25 de fevereiro e 1° de março.
Restrições
A Prefeitura de Ilhabela publicou, na segunda-feira (21), as medidas sanitárias contra a Covid-19 que deverão ser tomadas durante o feriado na cidade.
De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais que promovam eventos que geram aglomeração ficaram obrigados a exigir do público participante o comprovante de vacinação, original ou foto, comprovando o esquema vacinal completo da vacina Anti-Covid e documento de identificação com foto. A exigência prevista pode ser suprida com apresentação de exame de RT-PCR antígeno realizado pelo usuário, no máximo, 24 horas antes do evento.
Além disso, está vedada a realizações de shows artísticos e musicais, bem como o uso de som mecânico, aparelhos eletrônicos particulares sonoros, em quiosques e bares que utilizem espaço públicos como praças, praia, ciclovia e calçadas, após às 20h.
Caso sejam descumpridas as medidas, serão aplicadas, cumulativamente, as penalidades de multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará do estabelecimento comercial.
A prefeitura ressaltou, que ainda vigora na cidade o decreto municipal que obriga o uso de máscaras em locais públicos e a apresentação do passaporte vacinal (duas doses) para acessar os comércios e repartições públicas da cidade.
Outra ação importante será a da Secretaria de Governo por meio da Fiscalização Municipal, com apoio da Polícia Militar, que intensificará a inspeção, segurança e monitoramento durante o período de carnaval, para evitar festas clandestinas e grandes aglomerações na cidade, além da fiscalização para que sejam cumpridas as medidas sanitárias e de prevenção estipuladas pela Prefeitura de Ilhabela.