
Após dias de especulação, a Agência Internacional de Testagem (ITA) confirmou na madrugada desta sexta-feira (11) que a patinadora russa Kamila Valieva, de 15 anos, teve um resultado positivo em exame antidoping antes das Olimpíadas de Inverno Pequim (China) 2022.
Contudo, a RUSADA (Agência Antidoping da Rússia) retirou a suspensão preventiva da atleta. A Agência Internacional de Testagem, em nome do Comitê Olímpico Internacional (COI), vai recorrer no Conselho Arbitral do Esporte (CAS) contra a decisão.
Valieva testou positivo para o exame antidoping no dia 25 de dezembro, em teste feito durante o Campeonato Russo de Patinação Artística. A contraprova, feita com a mesma amostra, na terça-feira (8), também deu positivo.
A agência confirmou que a substância era trimetazidina, medicamento usado para tratar angina e outros problemas cardiovasculares.
Depois do resultado de terça-feira, a agência russa decidiu suspender Valieva provisoriamente, mas voltou atrás depois de uma apelação da atleta. Isso permitiu que a patinadora de 15 anos treinasse em Pequim (China).
Se a apelação for acolhida pelo Conselho Arbitral do Esporte, Kamila e a equipe do Comitê Olímpico Russo (ROC) podem perder a medalha de ouro conquistada na disputa por equipes, na segunda-feira (7), véspera do resultado final do exame. A decisão deve ser tomada até terça-feira (15), quando Valieva volta a competir nas Olímpiadas.