
A estudante Nicole Oliveira de Lima Semião visita nesta quinta-feira a exposição “Asas para que te quero”, alusiva aos 70 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), montada no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Aos 9 anos, Nicolinha, como é conhecida, é a mais jovem cientista cidadã do IASC (International Astronomical Search Collaboration), da NASA (National Aeronautics and Space Administration) e do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), além de embaixadora do planetário Rubens de Azevedo em Fortaleza (CE).
Ela está na cidade para participar de uma intensa programação que marca a instituição de São José dos Campos como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião, pela lei 17.418 de outubro de 2021, de autoria da deputada estadual Leticia Aguiar.
Na exposição, Nicolinha será recepcionada pelo presidente da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), Rafael Rosa, e receberá o título de Sócia Mirim da entidade. A estudante já manifestou o desejo de se graduar no ITA, uma das mais prestigiadas escolas de engenharia do país.
“É importante mostrarmos aos jovens que, com esforço e determinação, podem alcançar o sonho de se seguir a carreira de pesquisadores e desenvolvedores nas diversas áreas da ciência e tecnologia. Os mais de 6 mil engenheiros formados pelo ITA, provenientes de todas as regiões do país e de ampla diversidade social e cultural, são um exemplo disso”, afirmou o presidente da AEITA.
Sobre a exposição
Na exposição “Asas para que te quero”, realizada pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), o ITA traz, pela primeira vez ao público amplo, parte de seu acervo histórico, com alguns itens nunca exibidos. A exposição tem como espinha dorsal uma grande linha do tempo – do ITA dos anos 50 ao ITA atual, em momento de expansão.
Assim, o visitante pode admirar tanto uma maquete do imponente Laboratório de Estruturas, uma das primeiras edificações do Instituto, como o projeto da nova biblioteca e auditório, ainda a serem construídos.
Uma vitrine especial reúne objetos pessoais do Marechal Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA.
A mostra está no Pavilhão São José do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.
Serviço:
O que: Visita da estudante Nicole Oliveira à exposição “Asas para que te quero”
Quando: 10 de fevereiro, às 17h
Onde: Pavilhão São José, Parque Vicentina Aranha, SJC