Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » País deve ter safra recorde de grãos em 2022
    Economia

    País deve ter safra recorde de grãos em 2022

    21 de janeiro de 2022Updated:21 de janeiro de 2022Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Divulgação

    O agronegócio deve seguir como um dos principais motores da economia brasileira em 2022. Projeções da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicam safra recorde de grãos, com previsão de 289 milhões de toneladas, cerca de 14% a mais do que foi produzido em 2021. Um dos fatores para o otimismo é a perspectiva de um clima mais favorável nas lavouras este ano, que sofreram muito com a forte estiagem registrada no ano passado, em especial nas regiões agrícolas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

    “Teremos uma safra melhor que a atual em função do clima melhor, mesmo com a possibilidade do La Niña (fenômeno climático que altera o regime de chuvas) e do risco da menor utilização de fertilizantes pelo produtor”, explica Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA, em texto divulgado pela entidade.

    Lucchi explica que um dos desafios ao produtor será em relação ao crédito financeiro para financiar a produção. “A Selic vai continuar alta em 2022, e isso traz uma preocupação muito grande para o setor, em função, principalmente, do crédito rural oficial, que tem uma parte indexada à Selic. Logo, imaginamos um cenário mais complicado para tomada de crédito para o produtor”, disse Luchi, em entrevista coletiva promovida pela CNA.

    Em relação ao Valor Bruto da Produção (VBP), que mede o faturamento da atividade na agricultura e pecuária, a expectativa da CNA é que o VBP chegue a R$ 1,25 trilhão em 2022 – 4,2% a mais em relação a 2021. Culturas como café, milho e trigo devem se destacar em relação ao valor bruto, enquanto soja, carne bovina e arroz podem apresentar quedas de VBP, de acordo com os estudos das CNA.

    Entre as boas notícias para a campo estão as perspectivas tecnológicas com a chegada da internet 5G ao país. “O 5G irá provocar grande impacto no agronegócio. Em um primeiro momento porque, no leilão de 5G realizado no início de novembro do ano passado, está prevista significativa expansão de cobertura para localidades remotas e estradas, além da construção de redes de transmissão que servirão para a expansão dos serviços rurais”, explica José Ronaldo Rocha, sócio da EY e líder de consultoria para o setor de Tecnologia, Mídia & Entretenimento e Telecomunicações (TMT).

    Segundo Rocha, o 5G, em um segundo momento, será fundamental em diferentes partes da cadeia produtiva, tais como: banda larga móvel de alta velocidade, que permitirá a transmissão de dados a altas taxas, conectando o campo aos centros de administração, de tecnologia rural e também comerciais para os produtos agro; aplicação massiva de dispositivos de comunicação, monitorando a área produtiva e permitindo uma otimização em sua gestão; e aplicação de dispositivos de comunicação de alta confiabilidade e baixa latência, que permitirá controle e automatização de atividades como plantação, adubação, irrigação, colheita.

    A preservação ambiental também estará na pauta do agronegócio e do país. “É equivocada a ideia de que expansão produtiva compete com a preservação ambiental. É fato que temos muito a melhorar, mas, segundo dados da Embrapa, o uso agropecuário em solo brasileiro é cerca de 30%, ante 80% nos Estados Unidos”, explica Leonardo Dutra, diretor executivo  e líder de serviços na área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da EY.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresSérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
    Próxima Notícia Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

    Notícias Relacionadas

    Brasil é terceiro país com maior diversidade de répteis no mundo; São Sebastião possui serpente endêmica

    25 de fevereiro de 2025

    Governo de SP fiscaliza contribuintes do setor de combustíveis em SJC e Pinda

    13 de agosto de 2024

    Nota Fiscal Paulista: SP libera R$ 46,5 milhões em créditos em julho

    17 de julho de 2024
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    NIPBR



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.