
Histórico, essa é a palavra que define perfeitamente o ano de 2021 da Sociedade Esportiva Palmeiras. Com conquistas marcantes e heróis improváveis, o Verdão viveu um dos momentos mais vitoriosos de sua história, que começa em 1914.
De janeiro a dezembro, foram seis finais disputadas, com dois títulos da Copa Libertadores e outro da Copa do Brasil. Por outro lado, teve os vices da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista, e uma eliminação precoce na Copa do Brasil.
Lembrando que a pandemia da Covid-19 afetou fortemente a temporada 2020 do futebol brasileiro, tendo assim, o seu encerramento definitivo em março deste ano.
Por causa disso, o Palmeiras estreou o ano de 2021 disputando as finais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, e da Copa Libertadores, contra o rival Santos.
O novo rei da América do Sul
Em janeiro, o Palmeiras venceu o Santos, por 1 a 0, no Maracanã, e conquistou pela segunda a Copa Libertadores da América. A primeira conquista foi em 1999.

Um título parecia estar de bom tamanho, mas, o Palmeiras queria mais. Onze meses depois, o Verdão teve mais uma final de Libertadores. Dessa vez, a decisão foi contra o forte time do Flamengo, no Estádio Centenário, em Montevideo, no Uruguai.
Com direito a prorrogação, o Alviverde venceu o rubro-negro carioca, por 2 a 1, tornando-se o maior campeão brasileiro da competição, com três títulos; igualando-se a São Paulo, Grêmio e Santos que também conquistaram a “Gloria Eterna” do continente em três oportunidades.

Copa do Brasil 2020
Em fevereiro, o Palmeiras disputou a final da Copa do Brasil contra o Grêmio, que estava sendo comandando pelo técnico Renato Gaúcho, o mesmo que treinou o Flamengo na final da Copa Libertadores desse ano.
De forma incontestável, o Verdão foi superior aos gaúchos nos dois jogos, tanto o da ida, quanto o da volta. No primeiro jogo, em Porto Alegre, uma vitória magra, por 1 a 0.
Já o segundo e decisivo jogo, no Allianz Parque em São Paulo, os jovens Wesley e Gabriel Menino consagraram o tetracampeonato do Palmeiras, que se consolidou ainda mais como o maior campeão do Brasil, com 14 títulos no total (10 Campeonatos Brasileiros e 4 Copas do Brasil).

Vice-campeonatos e eliminação precoce na Copa do Brasil 2021
Apesar das alegrias, o ano de 2021 também foi conturbado para o Palmeiras. Graças ao título da Copa Libertadores de 2020, o Verdão disputou a final da Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia (Argentina), time que levantou o troféu da Copa Sul-Americana 2020.
Como venceu o jogo da ida na Argentina, por 2 a 1, bastava um simples resultado para o Palmeiras conquistar o título inédito da Recopa, no estádio Mané Garrinha, em Brasília.
Porém, os argentinos conseguiram devolver o 2 a 1 e vencer na disputa de pênaltis, por 4 a 3, consagrando-se assim o grande campeão da Recopa Sul-Americana.

Além do vice-campeonato continental, o Mané Garrincha também foi palco do vice-campeonato da Supercopa do Brasil, em abril, contra o Flamengo, que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020.
A partida, que foi bastante disputada, terminou empatada, por 2 a 2. Na decisão dos pênaltis, o Rubro-Negro carioca venceu, por 6 a 5, e consagrou-se bicampeão da Supercopa Nacional. A primeira conquista foi em 2020, quando superou o Atlhetico Paranaense na final.

Outro vice do ano foi o Campeonato Paulista. Na decisão, o Palmeiras enfrentou o São Paulo, que naquele momento, era comandado pelo técnico argentino Hernan Crespo.
Após um 0 a 0 no Allianz Parque, a decisão estadual foi para o Morumbi. No estádio do Tricolor Paulista, os gols de Luan e Luciano decretaram o vice-campeonato do Verdão e o fim da espera do São Paulo, que não conquistava um título oficial, desde 2012.

E fechando o lado negativo do ano, o Palmeiras, que era o atual campeão da Copa do Brasil, foi eliminado precocemente na terceira fase para o CRB de Alagoas.
Na ocasião, o Verdão perdeu, novamente, na disputa dos pênaltis. Após o 1 a 1 no placar agregado, a derrota, por 4 a 3, nas penalidades decretou o fim do Palmeiras na Copa do Brasil 2021.
