A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (23) que encontrou programas maliosos (chamados no jargão técnico de malwares) em aparelhos que disponibilizam canais pagos de TV (set top boxes, no termo em inglês) não homologados pela agência.
Os malwares são códigos infiltrados em um sistema de informática sem permissão e que realizam procedimentos prejudiciais ao software invadido. Eles podem, por exemplo, permitir que um terceiro acesse, indevidamente, dados do aparelho e das atividades realizadas nele, como senhas e transações.
Uma equipe de técnicos da Anatel analisou os equipamentos e detectou a presença desses programas maliciosos. Segundo a agência, eles podem permitir que criminosos acessem informações sensíveis dos usuários do serviço e também de outros dispositivos que estejam conectados na mesma rede privada.
Ainda conforme os responsáveis pelo estudo, os malwares permitiam a realização de ataques de negação de serviço (DoS, no jargão técnico) que abriam espaço para prejudicar não somente os aparelhos, mas redes de telecomunicações em caso de uma iniciativa coordenada em vários aparelhos.
“Dessa forma, os estudos realizados constataram que os dispositivos TV Boxes não homologados, além de violar conteúdo protegido por direitos autorais, também contêm vulnerabilidades que comprometem a segurança e proteção dos dados do usuário”, conclui o laudo técnico.
A pesquisa foi realizada pela Anatel em parceria com técnicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). Foram examinados equipamentos comprados em comércios populares que não foram homologados pela Anatel.
A homologação é um procedimento realizado pela Anatel para atestar a conformidade de equipamentos de telecomunicações com os parâmetros definidos no Brasil. São homologados, por exemplo, telefones celulares, baterias e outros hardwares utilizados na prestação de serviços de telecomunicações.
A homologação é uma etapa obrigatória para a comercialização desses tipos de aparelhos no Brasil. A agência disponibiliza um sistema em seu site onde é possível consultar os aparelhos homologados. O painel permite a pesquisa por fabricante, modelo e por outras categorias. A homologação também é registrada nos aparelhos por meio de um selo da Anatel.
Foto: Divulgação/PMT
A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), iniciou a “Operação Inverno 2022”, uma …
Foto: Bruno Motta
Dentro do Z-3! Atlético Joseense e Manthiqueira encerraram o primeiro turno do Grupo 5 do Campeonato Paulista da …
Foto: Luís Gava/PMC
Em meio a greve no transporte público, a Prefeitura de Caraguatatuba transferiu para os dias 1°, 2 e …
O Assessor de investimentos, Douglas Froemming traz dicas importantes sobre o mercado financeiro nesta sexta-feira (20), através do boletim Braúna …
2 dias atrásFoto: Divulgação/PMG
A Prefeitura de Guaratinguetá iniciou nesta semana a ampliação do sistema de captação de águas pluviais na intersecção das …
A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) leva neste domingo (22), às 19h, o Cinema Itinerante para o bairro Conjunto 1º …
2 dias atrásFoto: Divulgação/PMU
O prazo para a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis Municipal 2022) da Prefeitura de Ubatuba termina nesta …
Foto: Divulgação/PMT
A Prefeitura de Taubaté iniciou nesta semana as obras para execução de galeria de aduelas para travessia no km …
Foto: Prefeitura Municipal de Jacareí
A Biblioteca Municipal Macedo Soares, em Jacareí, abrirá inscrições na próxima semana para novas turmas das …
Foto: Luiz Gava/PMC
Funcionários da ‘Praiamar’, empresa responsável pelo transporte público e coletivo de Caraguatatuba, entraram em greve na manhã desta …