Categoria: Política

Supremo mantém prisão de Roberto Jefferson

A decisão foi adotada ontem pelo ministro Alexandre de Moraes

Agência Brasil - Rio de Janeiro • Publicado em 17/12/2021, às 11:27 • Atualizado em 17/12/21, às 11:27




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou ontem (16) pedido de soltura da defesa de Roberto Jefferson e manteve a prisão do ex-deputado. Em sua decisão, o ministro julgou ser “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal” a manutenção da prisão preventiva de Jefferson.  No começo desta semana, a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestou favorável à manutenção da prisão preventiva do ex-deputado.  No último dia 10, Moraes já havia determinado o afastamento de Jefferson da presidência nacional do PTB por 180 dias “pois a documentação juntada aos autos indicava a utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar, indevidamente, a disseminação de seus ataques às instituições democráticas e à própria democracia por meio de postagens no perfil oficial do partido político nas redes sociais e em seu perfil pessoal, repita-se, na condição de presidente de agremiação política”.  Prisão Roberto Jefferson foi preso no dia 13 de agosto em sua residência, no município Comendador Levy Gasparian, na região centro-sul do Rio de Janeiro, para cumprir decisão do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, que atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), por suposta participação em uma organização criminosa que atuaria para desestabilizar a democracia e divulgar mentiras sobre ministros do STF.  Depois de passar por todos os trâmites para entrada no sistema carcerário do Rio, Jefferson foi levado para o presídio Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó. No dia 4 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a transferência do ex-deputado do presídio para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca.  O ministro manteve a prisão preventiva e determinou que Jefferson permanecesse apenas no hospital e fosse monitorado por tornozeleira eletrônica. No dia 14 de outubro, recebeu alta e deixou a unidade hospitalar, escoltado pela PF e levado de volta para Gericinó, onde permanece preso.Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (16) pedido de soltura da defesa de Roberto Jefferson e manteve a prisão do ex-deputado. Em sua decisão, o ministro julgou ser “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal” a manutenção da prisão preventiva de Jefferson.

No começo desta semana, a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestou favorável à manutenção da prisão preventiva do ex-deputado.

No último dia 10, Moraes já havia determinado o afastamento de Jefferson da presidência nacional do PTB por 180 dias “pois a documentação juntada aos autos indicava a utilização de parte do montante devido ao fundo partidário do PTB para financiar, indevidamente, a disseminação de seus ataques às instituições democráticas e à própria democracia por meio de postagens no perfil oficial do partido político nas redes sociais e em seu perfil pessoal, repita-se, na condição de presidente de agremiação política”.

Prisão

Roberto Jefferson foi preso no dia 13 de agosto em sua residência, no município Comendador Levy Gasparian, na região centro-sul do Rio de Janeiro, para cumprir decisão do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, que atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), por suposta participação em uma organização criminosa que atuaria para desestabilizar a democracia e divulgar mentiras sobre ministros do STF.

Depois de passar por todos os trâmites para entrada no sistema carcerário do Rio, Jefferson foi levado para o presídio Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó. No dia 4 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a transferência do ex-deputado do presídio para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca.

O ministro manteve a prisão preventiva e determinou que Jefferson permanecesse apenas no hospital e fosse monitorado por tornozeleira eletrônica. No dia 14 de outubro, recebeu alta e deixou a unidade hospitalar, escoltado pela PF e levado de volta para Gericinó, onde permanece preso.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Taubaté inicia ações de acolhimento de pessoas em situação de rua neste inverno

Foto: Divulgação/PMT
 
 
A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), iniciou a “Operação Inverno 2022”, uma …

1 dia atrás
Esporte

Joseense e Manthiqueira encerram primeiro turno da Bezinha dentro do grupo dos classificados

Foto: Bruno Motta
Dentro do Z-3! Atlético Joseense e Manthiqueira encerraram o primeiro turno do Grupo 5 do Campeonato Paulista da …

1 dia atrás
Cidades

Em meio a greve de funcionários, Caraguatatuba transfere para junho as audiências públicas sobre o Transporte Público

Foto: Luís Gava/PMC
Em meio a greve no transporte público, a Prefeitura de Caraguatatuba transferiu para os dias 1°, 2 e …

2 dias atrás
Economia

Boletim Braúna Investimentos – Edição 20/05/2022

O Assessor de investimentos, Douglas Froemming traz dicas importantes sobre o mercado financeiro nesta sexta-feira (20), através do boletim Braúna …

2 dias atrás
Cidades

Guratinguetá amplia sistema de captação de águas pluviais no bairro Portal das Colinas

Foto: Divulgação/PMG
A Prefeitura de Guaratinguetá iniciou nesta semana a ampliação do sistema de captação de águas pluviais na intersecção das …

2 dias atrás
Cidades

Bairro Conjunto 1° de maio, em Jacareí, recebe cinema itinerante neste domingo

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) leva neste domingo (22), às 19h, o Cinema Itinerante para o bairro Conjunto 1º …

2 dias atrás
Cidades

Termina hoje prazo de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal de Ubatuba

Foto: Divulgação/PMU
O prazo para a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis Municipal 2022) da Prefeitura de Ubatuba termina nesta …

2 dias atrás
Cidades

Taubaté inicia obras de execução de galeria de aduelas na Estrada das Sete Voltas

Foto: Divulgação/PMT
A Prefeitura de Taubaté iniciou nesta semana as obras para execução de galeria de aduelas para travessia no km …

2 dias atrás
Cidades

Biblioteca Municipal de Jacareí abre vagas para cursos de mídias digitais para pessoas acima dos 50 anos

Foto: Prefeitura Municipal de Jacareí
A Biblioteca Municipal Macedo Soares, em Jacareí, abrirá inscrições na próxima semana para novas turmas das …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Funcionários do transporte público de Caraguatatuba entram em greve nesta sexta-feira

Foto: Luiz Gava/PMC
Funcionários da ‘Praiamar’, empresa responsável pelo transporte público e coletivo de Caraguatatuba, entraram em greve na manhã desta …

2 dias atrás