Foto: Divulgação / Transpetro
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou uma multa de R$ 261 mil por emissão de gases na unidade operacional da Transpetro, em São Sebastião.
A Cetesb confirmou que o mau cheiro, sentido em toda a região central de São Sebastião, na madrugada do dia 6 de novembro, teve origem no píer sul do terminal da Transpetro.
Na ocasião era realizada uma operação, entre navios petroleiros, de transferência de produtos à base de compostos orgânicos voláteis de um navio para o terminal da Transpetro.
Em nota, o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) relatou que o vazamento de gás acionou o sistema de alarme, mas que não foi interrompida a operação, segundo recomenda as normas de segurança. “O responsável pela operação ordenou apenas a redução da vazão”, segundo afirma a nota.
“A manutenção da operação, que emanou gases tóxicos e cancerígenos, além de expor os trabalhadores a uma nuvem desses gases, provavelmente fez com que uma pluma gigantesca desses vapores se formasse sobre o píer, espalhando-se pela cidade lentamente, pois esses gases são relativamente pesados e se alojam em camadas baixas, o que causou o mau cheiro sobre os bairros próximos”, diz a nota do Sindicato.
O Sindipetro afirma que “se a Transpetro seguisse os rigorosos procedimentos de controle operacional, como alega a empresa, esse tipo de desvio não aconteceria com tanta frequência”.
Em nota, a Transpetro informou que vai apresentar recurso e que no dia seguiu “rigorosos procedimentos de controle operacional”.
Maior unidade operacional da Transpetro em movimentação de produtos, o Terminal de São Sebastião recebe petróleo nacional e importado por navio-petroleiro e abastece as quatro refinarias do estado de São Paulo: Paulínia (Replan), Vale do Paraíba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC).
