
Com 18 votos favoráveis, os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovaram a indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal no final da tarde desta quarta-feira, 1º de dezembro.
O indicado de Jair Bolsonaro começou a ser sabatinado na manhã desta quinta-feira, como parte do rito obrigatório para a indicação, e a aprovação de seu nome veio por volta de 17h30, pouco menos de 1h depois da votação ter sido iniciada.
Foram mais de 8h de sabatina.
Mendonça foi indicado em 14 de julho, mas teve o processo travado por mais de quatro meses pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Agora, caberá ao plenário do Senado decidir se o advogado será, de fato, ministro do Supremo. A votação deve ocorrer ainda nesta quarta e, para ser aprovado, André Mendonça precisa de ao menos 41 votos favoráveis no plenário (maioria absoluta).