Distribuidores usam a tecnologia para prever e diminuir os riscos da próxima safra

A TerraMagna realiza a análise e monitoramento de lavouras por meio de um sistema próprio que utiliza satélites

Zilma Cardoso - • Publicado em 24/11/2021, às 11:45 • Atualizado em 24/11/21, às 11:45




Distribuidores usam a tecnologia para prever e diminuir os riscos da próxima safraBernardo Fabiani e Rodrigo Marques. Foto: TerraMagna

O agro não para de crescer. Segundo a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de grãos para a safra 2020/2021 está estimada em 271,8 milhões de toneladas, o que representa aumento de 5,7% se comparado com a safra anterior. Já o VPB (Valor Bruto da Produção Agropecuária) atingiu em maio o patamar de R$ 1,11 trilhão. Mas esse crescimento não acontece sem enfrentar alguns obstáculos pelo caminho.

Recentemente, houve cerca de 70% da safrinha de milho sendo plantada fora da janela ideal devido à falta de chuva, o que diminuiu a produção esperada em pelo menos 10 milhões de toneladas, segundo especialistas do mercado. Isso faz com que o mercado fique apreensivo para a próxima safra que está chegando.

Diante desse cenário, os recursos tecnológicos, cada vez mais aplicados no setor, têm contribuído para a redução de problemas e prejuízos. A tecnologia se mostra essencial no campo e nas operações financeiras do agro. Da mesma maneira que ela torna possível, por exemplo, prever a variação climática em determinadas regiões durante os próximos meses, hoje também já temos recursos totalmente eficazes para acompanhar uma safra desde o início da plantação até a colheita, trazendo segurança para os distribuidores de insumos, principalmente relacionado com as garantias de uma venda a prazo.

Um bom exemplo é o uso do monitoramento via satélite juntamente com outras tecnologias. Através desses recursos, o distribuidor de insumos tem informações constantes e exatas das áreas plantadas e é possível conter uma possível inadimplência.

Antigamente, o monitoramento das lavouras era feito exclusivamente através das visitas a campo, mas o problema é que apenas parte da plantação era visitada, devido ao tamanho da área total plantada, abrindo espaço para prejuízos. A falta de presença no campo gerava problemas como o não plantio e até mesmo um possível desvio de produção.

Quais as vantagens de usar a tecnologia para monitorar as lavouras?

Com o monitoramento via satélite e o processamento das informações, o distribuidor tem a visão total da área da garantia, recebendo atualizações constantes sobre o andamento da safra. Assim é possível prever riscos de quebra de produção e, através de negociações com o produtor, garantir o pagamento do que foi acordado.

A TerraMagna, por exemplo, realiza a análise e monitoramento de lavouras por meio de um sistema próprio que utiliza satélites, inteligência artificial e dados complementares. Distribuidores podem acompanhar toda a lavoura, desde antes do plantio até a colheita, permitindo que sejam tomadas decisões ainda em tempo safra.

“Não é mais necessário trabalhar apenas com uma amostragem da área, uma vez que os satélites têm o potencial de analisar uma área como a do Estado do Mato Grosso inteiro em cerca de 40 minutos. Dessa maneira, a visita presencial do agrônomo é otimizada, sendo necessário que ele apenas constate problemas apontados, não que fique procurando por eles”, explica Bernardo Fabiani, especialista em concessão de crédito para o agronegócio e CEO da TerraMagna.

Se preparar para a próxima safra é essencial para que o agro continue sendo o braço forte da economia brasileira. A tecnologia traz segurança e benefícios para toda a cadeia produtiva. Com ela, os distribuidores têm mais controle e tranquilidade com as suas garantias, incentivando a concessão de mais crédito para os produtores rurais através das vendas a prazo, fortalecendo assim toda a produção agrícola.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Prefeitura inicia operação tapa-buraco na Região Central de São Sebastião

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), deu início à operação tapa-buraco dos …

8 horas atrás
Esporte

FPF irá exigir comprovante de vacinação dos jogadores que vão disputar as principais divisões do Campeonato Paulista

Foto: Divulgação/PMSP
A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu que os jogadores das três principais divisões do Campeonato Paulista (A1, A2 …

10 horas atrás
Esporte

Jogo do Vôlei São José pela Copa do Brasil é cancelado devido a surto de Covid no elenco joseense

Foto: Juliana Kageyama
O jogo entre Vôlei São José e Sada Cruzeiro, que aconteceria nesta quinta-feira (20), pelas quartas de final …

10 horas atrás
Economia

Monitor do PIB indica alta de 1,8% em novembro de 2021, diz FGV

Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação …

11 horas atrás
Esporte

Alvo do Corinthians, Diego Costa recebe proposta de time italiano

Diego Costa em ação pelo Atlético MG. Foto: Pedro Souza/ Atlético MG
O atacante Diego Costa está livre no mercado desde …

11 horas atrás
Economia

Caixa paga hoje Auxílio Brasil para cadastrados com NIS terminado em 2

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal paga, nesta quarta-feira (19), a terceira parcela do Auxílio Brasil às famílias …

12 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba inicia distribuição dos carnês do IPTU 2022

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a distribuição de 86 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2022 …

14 horas atrás
Destaque, Economia

São José dos Campos bateu recorde na abertura de empresas em 2021, diz prefeitura

Foto: Adenir Britto/ PMSJC.
Após balanço realizado nesta primeira quinzena de janeiro, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou que …

17 horas atrás
Cidades, Destaque

Vale do Paraíba vive primeira onda de calor intenso em 2022

Foto: Divulgação
As cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba registraram, nesta terça-feira (18), o primeiros dia de calor intenso, …

19 horas atrás
Esporte

Murilo chega ao Palmeiras de olho em vaga no time titular

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
time que está ganhando se reforça. Mesmo com a dupla de defesa mais segura do país, com Gustavo …

1 dia atrás