Foto: Divulgação
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba atingiu, em 2020, a menor taxa de mortalidade infantil da história, segundo dados da Fundação Seade. Foram 9,63 mortes de crianças menores de um ano, por mil nascidas vivas.
O número é mesmo registrado em 2018, quando a taxa também foi de 9,63. Em 2019, o índice subiu para 10,99.
Em 40 anos, a taxa caiu 78% na região, colocando assim, o Vale do Paraíba entre as regiões metropolitanas do estado que mais derrubaram a mortalidade infantil durante esse período.
A região também está abaixo da taxa de mortalidade infantil do estado, de 9,75 mortes para cada mil nascidos vivos em 2020. Trata-se da menor taxa da história, alcançando assim pela primeira vez, o patamar de um dígito em São Paulo.
A série histórica da Fundação Seade começa em 1980, quando a taxa de mortalidade infantil do Vale do Paraíba era de 45,52 por mil nascidos vivos, a mais alta registrada.
Após isso, o recorde de queda da região havia sido batido em 2016, com uma taxa de 10,23. No ano seguinte, em 2017, a mortalidade infantil aumentou no Vale do Paraíba para 11,07, e depois caiu para 9,63 em 2018, número 13% menor do que no ano anterior.