Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref SJC – Ferias Pref SJC – Ferias

    Você está em:Início » AEITA entrega 50 livros sobre a história do ITA à rede municipal de ensino
    Geral

    AEITA entrega 50 livros sobre a história do ITA à rede municipal de ensino

    5 de novembro de 2021Updated:5 de novembro de 2021Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Foto: Adenir Britto/PMSJC – O presidente da AEITA, Rafael Rosa, entrega exemplar de “Asas para que te quero” para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental da SEC, Graça Oliveira.

    A Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) entregou na manhã de hoje 50 exemplares do livro “Asas para que te quero” à Secretaria de Educação e Cidadania (SEC) de São José dos Campos. Estiveram presentes o presidente da AEITA, engenheiro Rafael Rosa, e Graça Oliveira, chefe da Divisão do Ensino Fundamental da SEC.

    A entrega da publicação, produzida em comemoração aos 70 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi realizada no Parque Vicentina Aranha, no Pavilhão São José, onde está montada a exposição “Asas para que te quero”, também alusiva à data. Na oportunidade, um grupo de alunos da EMEF Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa fez uma visita monitorada à exposição.

    O projeto 

    Adenir Britto/PMSJC

    A ideia da exposição e do livro surgiu a partir da catalogação, pela AEITA, de objetos, projetos de alunos, documentos e fotografias de época – alguns itens nunca exibidos. Ao todo, foram organizadas cerca de 4 mil fotos, 2 mil plantas de projetos de alunos e professores e 20 mil documentos, entre correspondências, relatórios, e informativos para a comunidade iteana. Também foram catalogados objetos, como placas, medalhas e material escolar (réguas, jogos de testes psicológicos), além de livros e outras publicações.

    É a primeira vez que o ITA traz ao público amplo parte de seu acervo histórico, fora dos muros da instituição. A exposição tem como espinha dorsal uma grande linha do tempo – do ITA dos anos 50 ao ITA atual, em momento de expansão. Assim, o visitante pode admirar tanto uma maquete do imponente Laboratório de Estruturas, uma das primeiras edificações do Instituto, como o projeto da nova biblioteca e auditório, ainda a serem construídos. Uma vitrine especial reúne objetos pessoais do Marechal Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA.

    “Desde sua fundação, em 1954, a AEITA tem atuado em diversas frentes de apoio ao ITA, com o objetivo de preservar a sua memória e de contribuir para que a escola se mantenha sempre à frente de seu tempo, como uma instituição de excelência”, afirma Marcelo Dias Ferreira (formado na turma de 1994), diretor da Associação e coordenador do projeto ITA 70 Anos. “Este projeto é, sem dúvida, a mais ousada dessas iniciativas. Um legado que a comunidade iteana deixará, com muito orgulho, às futuras gerações”.

    Foto: Adenir Britto/PMSJC – Alunos da EMEF Profa. Maria Ofélia Veneziani Pedrosa fizeram hoje visita agendada

    Para o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, “o projeto ITA 70 Anos relembra os acontecimentos do passado, fazendo uma boa associação com os acontecimentos mais recentes, indicando que a escola vem honrando e dando continuidade ao sonho do Marechal Casimiro Montenegro Filho, formando técnicos competentes e cidadãos conscientes”.

    A exposição “Asas para que te quero”, do projeto ITA 70 Anos, é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do ITA e da AEITA. Conta com o patrocínio da Embraer e do Poliedro Educação e apoio das empresas Latécoère, Neogrid e Visiona Espacial.

    Foto: Ana Paula Soares – Casal assiste a videos na exposição “Asas para que te quero”.

    O evento permanecerá no Parque Vicentina Aranha até março de 2022.

    Exposição “Asas para que te quero”

    Local: Pavilhão São José do Parque Vicentina Aranha,

    São José dos Campos

    Horários: Terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 13h300 às 19h.

    Sábado e domingo, das 9h às 13h

     

     

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresMarília Mendonça morre aos 26 anos em acidente aéreo
    Próxima Notícia Covid-19: casos sobem para 21,86 milhões e mortes para 609 mil

    Notícias Relacionadas

    Promotor de Justiça de Jacareí, Fabio Antônio Xavier de Moraes morre aos 52 anos

    21 de julho de 2026

    Fim de semana será de calor e tempo firme no Vale

    18 de julho de 2026

    Milton Nascimento é internado com pneumonia e apresenta boa evolução clínica

    17 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha




    Tachão


    Destination

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.