Foto: Divulgação
Os novos valores das tarifas de energia começam a ser aplicadas neste sábado (23) nas cidades atendidas pela concessionária EDP São Paulo. A mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Aneel, os itens que mais pesaram no aumento de tarifas foram custos com encargos setoriais e com a aquisição de energia, especialmente de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, que sofrem influência da variação cambial.
A variação média será de 12,39%. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 16,73%. Para os consumidores atendidos na alta tensão, o impacto fica em 4,41%. Para a baixa tensão o impacto será de 16,74%. A EDP São Paulo atende 2 milhões de unidades em São Paulo, incluido o Vale do Paraíba.
De acordo com a Aneel, as revisões tarifárias estão previstas nos contratos de concessão e “têm por objetivo alcançar o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição” e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela agência.