Categoria: Vida Moderna

Papel social da ‘Inteligência Artificial’ é tornar visíveis os profissionais invisíveis para o mercado

Guido Orlando Jr/Coluna “Vida Moderna” Publicado em 19/10/2021, às 16:10 • Atualizado em 19/10/21, às 16:10




O Brasil vive um momento preocupante de crescimento do desemprego, muito impactado pela crise econômica resultante da pandemia, que já se arrasta por quase um ano e meio.

Contrastando com os números desanimadores de desempregados, em determinados setores – que não foram negativamente afetados pela pandemia, ou até cresceram neste período – a dificuldade em encontrar mão de obra adequada às necessidades vem sendo um entrave para um maior crescimento.

Mas se há tanta mão de obra disponível no Brasil, e uma grande demanda a ser suprida, por que há tanta dificuldade em se efetivar contratações?

O senso comum diria que a ausência de mão de obra preparada para postos que exigem profissionais qualificados é o problema. Isso é verdade, mas não é só isso. À frente de uma empresa de tecnologia que oferece soluções para gestão e recrutamento de pessoas por meio de Inteligência Artificial, nos deparamos, na maioria das empresas que visitamos, com uma enorme dificuldade em conduzir processos seletivos em razão do enorme volume de currículos aplicados.

A maioria já usa o apoio de tecnologias, mas que contam com parâmetros básicos e pouco inteligentes para a filtragem de perfis, o que acaba criando distorções e eliminando dos processos seletivos a grande maioria dos candidatos (em alguns casos, 98% deles), que sequer têm seus currículos analisados. Nessa grande massa de perfis, muito provavelmente estava a pessoa certa para o cargo.

Ou seja, estamos tratando com um grande número de profissionais “invisíveis”, deixados de lado pelo mercado de trabalho por seus currículos não atenderem aos parâmetros das ferramentas de contratação atualmente usadas. Pessoas que, por não serem vistas, podem simplesmente desistir de buscar um trabalho, entrando para as estatísticas de desalentados.

Essa distorção também gera impactos no futuro do negócio e dos próprios profissionais contratados. Pesquisa feita em 2018 e apresentada no livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” mostrou que 90% dos brasileiros ativos se dizem infelizes em seus trabalhos.

Outro levantamento, feito em 2017 pela Universidade de Chicago, apontou que 85% das pessoas economicamente ativas nos EUA estavam dispostas a mudar de trabalho. A conclusão não pode ser diferente: as empresas estão contratando as pessoas erradas para as suas posições (ou inadequadas para a cultura organizacional), a ponto de não engajá-las.

A experiência de trabalho em uma companhia depende da cultura e do ambiente organizacional. As organizações bem-sucedidas apresentam em comum uma cultura clara, bem definida, que inspira os colaboradores e norteia as ações do dia a dia.

Felizmente, a verdadeira Inteligência Artificial já está presente em algumas empresas com processos de Recursos Humanos mais maduros e vem possibilitando a elas analisar todos os candidatos com critérios matemáticos justos e transparentes. O tradicional Massachussets Institute of Technology (MIT) define IA como quando as máquinas possuem habilidades cognitivas de aprender por meio de experiências anteriores, e a partir disso, começam a sugerir soluções e resolver problemas. Com este tipo de tecnologia em ação, as pessoas, e somente elas, são colocadas em primeiro lugar.

Não tenho dúvidas de que a Inteligência Artificial crescerá muito e terá, a partir de agora, um importante papel social quando aplicada ao processo de contratação e gestão de pessoas. Ela tem o potencial de tornar estes profissionais invisíveis em visíveis para o mercado, reduzindo o “gap” que existe entre o número de desempregados e as oportunidades não preenchidas nas empresas.

O resultado será a diminuição do desemprego e um mercado de trabalho mais justo, sem preconceitos e vieses nas escolhas de profissionais, e com oportunidade para todos nos processos de contratação.]

Por Tiago Machado, CEO da Rocketmat



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Destaque

“Não estão descartados novos protestos em São José”, diz secretário do Sindicato dos Condutores

Assembleia realizada pelos profissionais durante a manhã de hoje, 3/12. Foto: Sindicato dos Condutores
O secretário de Política Sindical do Sindicato …

2 minutos atrás
Cidades, Turismo

Começa hoje a Edição Pedra do Baú do Raid Campos do Jordão

Foto: Vera Lambiasi/Divulgação
O Raid Campos do Jordão – Edição Pedra do Baú, 105º raid organizado pelo MG Club do Brasil, …

2 horas atrás
Economia

Boletim Braúna Investimentos – Edição 03/12/2021

O Assessor de investimentos, Thales Manetti traz dicas importantes sobre o mercado financeiro nesta sexta-feira (3), através do boletim Braúna …

4 horas atrás
Cidades, Saúde

Profissionais da saúde realizam vacinação na Praça da Bíblia nesta sexta-feira em São Sebastião

Foto: Divulgação
A Prefeitura de São Sebastião, junto à Secretaria de Saúde (Sesau) realiza nesta sexta-feira (3), uma ação de aplicação …

5 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba recebe sede da Força Tática da Polícia Militar

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou nesta quinta-feira (2) a sede da Força Tática da Polícia Militar, que vai atender …

6 horas atrás
Esporte

Taubaté Futsal conhece datas e horários da final da Liga Paulista

Foto: Divulgação/Taubaté Futsal
O Taubaté Futsal conheceu nesta quinta-feira (2) as datas e os horários da final da Liga Paulista contra …

7 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Ônibus do transporte coletivo voltam a circular em São José após greve nesta sexta-feira

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Após amanhecerem em greve, os ônibus do transporte coletivo de São José dos Campos voltaram a funcionar …

8 horas atrás
Cidades

Transporte coletivo de São José dos Campos amanhece em greve nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os ônibus do transporte coletivo de São José dos Campos amanheceram de greve nesta sexta-feira (3), por direitos trabalhistas.
Em …

9 horas atrás
Esporte

Vôlei São José inicia troca de ingressos para o jogo contra o Montes Claros pela Superliga Nacional

Foto: Divulgação/FC Vôlei
Foi aberto, nesta quinta-feira (2), a troca de ingressos para o jogo do Vôlei São José contra o …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Funcionários do transporte coletivo de Jacareí voltam ao trabalho após paralisação

Foto: Divulgação/JTU
Depois de 24 horas de paralisação, os funcionários do transporte coletivo de Jacareí voltaram ao trabalho, na manhã desta …

1 dia atrás