Categoria: Vida Moderna

Papel social da ‘Inteligência Artificial’ é tornar visíveis os profissionais invisíveis para o mercado

Guido Orlando Jr/Coluna “Vida Moderna” • Publicado em 19/10/2021, às 16:10 • Atualizado em 19/10/21, às 16:10




O Brasil vive um momento preocupante de crescimento do desemprego, muito impactado pela crise econômica resultante da pandemia, que já se arrasta por quase um ano e meio.

Contrastando com os números desanimadores de desempregados, em determinados setores – que não foram negativamente afetados pela pandemia, ou até cresceram neste período – a dificuldade em encontrar mão de obra adequada às necessidades vem sendo um entrave para um maior crescimento.

Mas se há tanta mão de obra disponível no Brasil, e uma grande demanda a ser suprida, por que há tanta dificuldade em se efetivar contratações?

O senso comum diria que a ausência de mão de obra preparada para postos que exigem profissionais qualificados é o problema. Isso é verdade, mas não é só isso. À frente de uma empresa de tecnologia que oferece soluções para gestão e recrutamento de pessoas por meio de Inteligência Artificial, nos deparamos, na maioria das empresas que visitamos, com uma enorme dificuldade em conduzir processos seletivos em razão do enorme volume de currículos aplicados.

A maioria já usa o apoio de tecnologias, mas que contam com parâmetros básicos e pouco inteligentes para a filtragem de perfis, o que acaba criando distorções e eliminando dos processos seletivos a grande maioria dos candidatos (em alguns casos, 98% deles), que sequer têm seus currículos analisados. Nessa grande massa de perfis, muito provavelmente estava a pessoa certa para o cargo.

Ou seja, estamos tratando com um grande número de profissionais “invisíveis”, deixados de lado pelo mercado de trabalho por seus currículos não atenderem aos parâmetros das ferramentas de contratação atualmente usadas. Pessoas que, por não serem vistas, podem simplesmente desistir de buscar um trabalho, entrando para as estatísticas de desalentados.

Essa distorção também gera impactos no futuro do negócio e dos próprios profissionais contratados. Pesquisa feita em 2018 e apresentada no livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” mostrou que 90% dos brasileiros ativos se dizem infelizes em seus trabalhos.

Outro levantamento, feito em 2017 pela Universidade de Chicago, apontou que 85% das pessoas economicamente ativas nos EUA estavam dispostas a mudar de trabalho. A conclusão não pode ser diferente: as empresas estão contratando as pessoas erradas para as suas posições (ou inadequadas para a cultura organizacional), a ponto de não engajá-las.

A experiência de trabalho em uma companhia depende da cultura e do ambiente organizacional. As organizações bem-sucedidas apresentam em comum uma cultura clara, bem definida, que inspira os colaboradores e norteia as ações do dia a dia.

Felizmente, a verdadeira Inteligência Artificial já está presente em algumas empresas com processos de Recursos Humanos mais maduros e vem possibilitando a elas analisar todos os candidatos com critérios matemáticos justos e transparentes. O tradicional Massachussets Institute of Technology (MIT) define IA como quando as máquinas possuem habilidades cognitivas de aprender por meio de experiências anteriores, e a partir disso, começam a sugerir soluções e resolver problemas. Com este tipo de tecnologia em ação, as pessoas, e somente elas, são colocadas em primeiro lugar.

Não tenho dúvidas de que a Inteligência Artificial crescerá muito e terá, a partir de agora, um importante papel social quando aplicada ao processo de contratação e gestão de pessoas. Ela tem o potencial de tornar estes profissionais invisíveis em visíveis para o mercado, reduzindo o “gap” que existe entre o número de desempregados e as oportunidades não preenchidas nas empresas.

O resultado será a diminuição do desemprego e um mercado de trabalho mais justo, sem preconceitos e vieses nas escolhas de profissionais, e com oportunidade para todos nos processos de contratação.]

Por Tiago Machado, CEO da Rocketmat



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Prefeitura inicia operação tapa-buraco na Região Central de São Sebastião

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), deu início à operação tapa-buraco dos …

8 horas atrás
Esporte

FPF irá exigir comprovante de vacinação dos jogadores que vão disputar as principais divisões do Campeonato Paulista

Foto: Divulgação/PMSP
A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu que os jogadores das três principais divisões do Campeonato Paulista (A1, A2 …

10 horas atrás
Esporte

Jogo do Vôlei São José pela Copa do Brasil é cancelado devido a surto de Covid no elenco joseense

Foto: Juliana Kageyama
O jogo entre Vôlei São José e Sada Cruzeiro, que aconteceria nesta quinta-feira (20), pelas quartas de final …

10 horas atrás
Economia

Monitor do PIB indica alta de 1,8% em novembro de 2021, diz FGV

Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação …

10 horas atrás
Esporte

Alvo do Corinthians, Diego Costa recebe proposta de time italiano

Diego Costa em ação pelo Atlético MG. Foto: Pedro Souza/ Atlético MG
O atacante Diego Costa está livre no mercado desde …

11 horas atrás
Economia

Caixa paga hoje Auxílio Brasil para cadastrados com NIS terminado em 2

Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal paga, nesta quarta-feira (19), a terceira parcela do Auxílio Brasil às famílias …

11 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba inicia distribuição dos carnês do IPTU 2022

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a distribuição de 86 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2022 …

14 horas atrás
Destaque, Economia

São José dos Campos bateu recorde na abertura de empresas em 2021, diz prefeitura

Foto: Adenir Britto/ PMSJC.
Após balanço realizado nesta primeira quinzena de janeiro, a Prefeitura de São José dos Campos anunciou que …

16 horas atrás
Cidades, Destaque

Vale do Paraíba vive primeira onda de calor intenso em 2022

Foto: Divulgação
As cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba registraram, nesta terça-feira (18), o primeiros dia de calor intenso, …

18 horas atrás
Esporte

Murilo chega ao Palmeiras de olho em vaga no time titular

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
time que está ganhando se reforça. Mesmo com a dupla de defesa mais segura do país, com Gustavo …

1 dia atrás