
As forças de segurança em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos interditaram oito estabelecimentos comerciais neste último feriado prolongado de Independência. Segundo a administração, foram interditados bares e adegas localizados na Vila Ema (centro), Campo dos Alemães, Dom Pedro 1º e Conjunto 31 de Março (sul), Jardim Ismênia (leste) e Alto da Ponte (norte).
Foram aplicadas 14 multas, no valor total de R$ 76 mil, por irregularidades como falta de documentação para funcionamento e/ou constatação de aglomerações de pessoas, descumprindo as regras sanitárias de combate à covid-19 estabelecidas no Plano São Paulo, do governo do Estado. Durante as ações fiscais, foram apreendidas bebidas alcoólicas e equipamentos sonoros, entre outros objetos.
A fiscalização foi realizada pelos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização das Posturas Municipais), pela GCM (Guarda Civil Municipal), com apoio da Polícia Militar e dos agentes da Mobilidade Urbana.
A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.
Combate às aglomerações
Durante o final de semana e o feriado da Independência, guardas civis municipais e policiais militares orientaram 745 munícipes. Foram vistoriados 316 veículos (carros e motos), com a apreensão de 24 carros e motos.
A Prefeitura e as forças de segurança aplicaram ainda 159 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.