
O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (1), R$ 145 milhões em investimentos para modernização das 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 74 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Doria disse , durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes que “É um momento histórico para as Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza e de transformação das escolas técnicas no estado de São Paulo”, afirmou o Governador. “São Paulo tem o melhor ensino técnico do Brasil. As Fatecs e Etecs são procuradas por empresas e indústrias. Mais de 80% dos alunos saem com empregabilidade garantida porque há credibilidade na formação profissional”.
Segundo o governo estadual, os recursos serão destinados para compra de kits para o ensino híbrido, montagem de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker e obras e reformas em unidades. Ao todo, serão 8.672 salas de aulas e laboratórios contempladas com câmeras, TVs de 65 polegadas, caixas de som, microfones, computadores e tripés.
Todas as Etecs e Fatecs receberão equipamentos para a montagem desses ambientes. Serão notebooks, kits de Arduino, impressoras 3D, scanners 3D, mobiliários, mesa de corte a laser, lousas e TVs de 65 polegadas.
As unidades também terão obras e reformas. Neste ano, já existem 78 serviços em andamento, desde pintura à construção de novas instalações.
A autorização foi dada no último sábado (28) pelo Vice-Governador Rodrigo Garcia e, segundo ele, serão investidos cerca de R$ 5 milhões na construção de uma quadra poliesportiva coberta e ampliação do refeitório, entre outros serviços. A acessibilidade nos locais será reforçada com um elevador e plataforma elevatória, além da adaptação de vestiários, sanitários e escadarias internas.