
Após dez dias em greve, os trabalhadores da Elgin, fábrica localizada na zona leste de São José dos Campos, aprovaram uma proposta de indenização na última sexta-feira (25), encerrando a greve que teve início no dia 15 de junho.
De acordo com o SindMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), a paralisação começou após os funcionários rejeitarem uma proposta de indenização da empresa, que ofereceu aos trabalhadores da planta três salários, variando de acordo com o tempo de fábrica, além seis meses de convênio, vale-refeição e R$ 2 mil de abono, além da demissão de 87 empregados por conta do fechamento da planta na cidade.
A proposta aprovada pela empresa irá dar aos trabalhadores 12 salários, 12 meses de vale-alimentação e convênio médico, além de reajuste salarial pelo INPC mais 1%, abono de R$ 5 mil e estabilidade no emprego até o fim das atividades em São José dos Campos.
A Elgin afirmou que está planejando mover totalmente suas atividades de produção para Mogi das Cruzes, a partir de janeiro de 2022. Segundo a empresa, a mudança é devido a questões técnicas e econômicas.