Foto: Guia do Turismo Brasil
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou um guia virtual com 111 atrativos das sete cidades que fazem parte da Mantiqueira Paulista. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (24) para os gestores municipais das cidades que compõem a região, empresários cujos empreendimentos foram destacados no guia e para agências e operadores de turismo da região.
A Serra da Mantiqueira, localizada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tem mais de 500 km de extensão. É composta por áreas de proteção ambiental, florestas de Mata Atlântica, cachoeiras, rios, picos e montes que se formaram há pelo menos 60 milhões de anos. As cidades que fazem parte são: Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, Tremembé, Monteiro Lobato, Campos do Jordão e o distrito de São Francisco Xavier.
O guia virtual foi dividido em cinco rotas: natureza e aventura, com destaque para trilhas e esportes variados; religiosidade e bem-estar, com diversas opções de templos religiosos; história, cultura e arte, com destaque para museus e casas de cultura; gastronômica rural, incluindo um roteiro específico para amantes de cervejas e vinhos e, por fim, um roteiro com os parques temáticos da região.
Todos os atrativos do guia possuem link para Google Maps, além dos contatos diretos dos empreendimentos (telefones, sites e/ou redes sociais). Por ser virtual, a atualização acontecerá anualmente.