Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref SJC – 259 Pref SJC – 259

    Você está em:Início » Jambeiro é a sexta melhor cidade brasileira no Índice de Desenvolvimento Sustentável
    Cidades

    Jambeiro é a sexta melhor cidade brasileira no Índice de Desenvolvimento Sustentável

    18 de maio de 2021Updated:18 de maio de 2021Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Divulgação

    O município de Jambeiro, localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, ficou em sexto lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das cidades brasileiras em 2021. O estudo foi realizado pelo programa Cidades Sustentáveis e avaliou 770 municípios de todo o país.

    A metodologia do índice, leva em consideração a aplicação de 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Entre esses objetivos estão: ações como a erradicação da pobreza; promoção de saúde e bem-estar; redução das desigualdades; energia limpa e acessível; entre outros.

    Dentre as cidades da região, Jambeiro obteve 69,36 pontos (de 100 possíveis); Santo Antônio do Pinhal, com 66,97, aparece em 19º lugar; Ilhabela é a 23ª colocada, com 66,36; Campos do Jordão, com 66,01, está em 31º lugar e São Bento do Sapucaí, foi classificada no 37º posto, com pontuação de 65,20.

    De acordo com Marcel Wada, engenheiro ambiental e sanitarista, que presta serviço para a Prefeitura de Jambeiro, o município possui algumas peculiaridades positivas para o tema, com uma população no entorno de 5 mil habitantes, a cidade tem um trabalho de agricultura bem desenvolvido, além de um forte polo industrial.

    Segundo engenheiro ambiental, para chegar a essa posição, o município sempre busca melhorar com a busca de parcerias, fundos estaduais para trazer mais recursos para investimento e infraestrutura, além da junção dos esforços dentro da municipalidade, que inclui também a sociedade.

    “Um passo bem importante para os municípios, que inclusive teve recentemente aqui em Jambeiro, é a revisão do plano diretor, que é uma lei que planeja e cria diretrizes de desenvolvimento para onde a cidade quer crescer e como crescer. Então, se basear em um plano diretor bem participativo e técnico é fundamental para que o município consiga desenvolver de forma planeja e também a atingir as metas que tanto necessita e que almejada pela população e sempre buscar essa participação de setores que envolvem a sociedade, tanto a civil, mas também a questão da indústria”, ressalta Marcel Wada.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresDetran leiloa mais de 750 veículos em São Paulo
    Próxima Notícia Sabesp anuncia investimento de R$ 23,6 milhões no sistema de abastecimento em Caraguatatuba

    Notícias Relacionadas

    Falta d’água histórica leva moradores a buscar torneiras públicas, caminhões-pipa e nascentes em São José

    Autor: Gabriel Duarte/portal spriomais22 de julho de 2026

    São José terá ônibus gratuito para levar público ao Revelando SP no Parque da Cidade

    22 de julho de 2026

    São José completa terceiro dia sem água; Sabesp se mobiliza para minimizar impactos

    22 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha







    Destination

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.