Foto: Arquivo/Lucas Cabral
A unidade do Procon de Caçapava emitiu um alerta nesta quinta-feira (6) após ser informada por um comerciante sobre uma abordagem suspeita. Segundo a prefeitura, pessoas estão se passando por fiscais do Procon em visita aos estabelecimentos, ameaçando proprietários e responsáveis e dizendo que vão acionar a imprensa e a polícia.
De acordo com a regional do Procon em São José dos Campos, esse tipo de conduta trata-se de golpe. As fiscalizações efetuadas pelo órgão não são realizadas com a presença de policiais e imprensa. Antes de qualquer fiscalização, há um comunicado ao coordenador do Procon municipal, o que não ocorreu neste caso.
O Procon também não faz venda de Código de Defesa do Consumidor. As multas, que porventura sejam aplicadas por funcionários reais, em decorrência de diligências, não ocorrem no momento da fiscalização, ou seja, não é recolhido nenhum valor do proprietário.
A orientação é que todos que tenham dúvida da abordagem entrem em contato com a Regional de São José dos Campos, no telefone (12) 3909-1440, ou com a unidade de Caçapava, nos números (12) 3652-2414 e (12) 3653-2870.