Foto: Arquivo/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos informou que, a partir desta quarta-feira (28), uma equipe da secretaria de Apoio Social ao Cidadão visita o comércio em várias regiões da cidade para distribuir folders e fazer orientações sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Esta conscientização está sendo realizada através de distribuição de cartazes, folders, banners, em todos os locais da cidade.
O município participa da Campanha Nacional de Conscientização do Autismo por meio do RIA (Rede de Inclusão ao Autista). O tema da campanha é Autismo: Respeito para todo o espectro. Nas redes sociais está sendo usada a hashtag #RESPECTRO (respeito + espectro).
Atualmente 1.161 pessoas com Transtorno de Espectro Autista são acompanhadas no sistema de serviços públicos de saúde.
Conscientização
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico.
Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.
O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento do paciente para a inclusão social, inclusão no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é proporcionar também apoio integral às famílias por meio de palestras e seminários.