Aprendizado é palavra que não falta no dicionário da empresária joseense Mariângela Soares, proprietária da JSL Ar-Condicionado. Começou a trabalhar com 15 anos, já vendeu rifa de porta em porta, ganhou experiência em uma escola de datilografia e informática, vendeu consórcio, vendeu banda larga por assinatura e foi supervisora de telemarketing. Em cada uma delas, desenvolveu uma nova habilidade.
Em 2007, decidiu abrir o próprio negócio. Após quebrar duas empresas e ficar mais três anos sem trabalhar para cuidar dos três filhos, teve que voltar a ser CLT. Atuando o mercado de refrigeração, Mariângela enxergou nas brechas do dia a dia uma oportunidade de prestar serviços de qualidade na instalação de aparelhos de ar-condicionado. Sua empresa comemora agora três anos.
“O mercado que eu escolhi é desafiador, há muita mão de obra desqualificada que gera concorrência desleal e é predominantemente masculino. No entanto, isso já está mudando. O consumidor já está percebendo a qualidade do serviço que prestamos”, conta Mariângela.
O setor de AVACR (Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração) vem crescendo muito, principalmente com as mulheres que representam em torno de 5% em campo, com destaque para as áreas de administração e vendas.
“Sou mulher e negra com muito orgulho, num setor ainda dominado pelos homens. Não sofri preconceito ou discriminação por demonstrar competência no assunto e pela forma como me porto diante das situações, sempre com muito respeito e bom senso”, conta a empresária.

Mariângela tem mentalidade empreendedora e sabe onde quer chegar. Ela pretende contratar funcionários com carteira assinada, mas diante das circunstâncias da pandemia ela tem feito muitas parcerias para atender à demanda de grandes contratos. Nas palavras dela, quando surge uma boa oportunidade de serviço, divide o bolo com outros profissionais. Ela trabalha em parceria com arquitetos, engenheiros e até mesmo com concorrentes.
Mariângela percebe que as relações de trabalho estão entrando em outro patamar. As pessoas estão percebendo cada vez mais as vantagens de serem donas do próprio negócio e isso abre novas oportunidades para quem deseja crescer. Segundo ela, é preciso ter dedicação, comprometimento e muita resiliência. O aprendizado é uma constante na vida da empreendedora.
E-mails para esta coluna: [email protected]. Letícia Maciel é jornalista pós-graduada em marketing digital e fundadora da agência digital BRZ Content. Instagram: @brzcontent