
As cidades do Litoral Norte de São Paulo – Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – optaram por não seguir o decreto do governo estadual, que determinou a regressão à fase vermelha do Plano SP, durante as festas de fim de ano.
Apesar de intensificar a fiscalização, os municípios decidiram manter os comércios e as praias abertas no Ano Novo.
Comércio
Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba limitou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre 20h do dia 31 de dezembro, até às 12h do dia 1º de janeiro. Nos demais dias, fica estabelecido: capacidade de lotação dos estabelecimentos em 60%, fixou o horário de atendimento comercial em 12 horas diárias, com limite de funcionamento até às 23h.
Ilhabela
O arquipélago manterá os estabelecimentos comerciais abertos nos moldes da fase amarela do Plano SP. No entanto, a fiscalização será intensificada.
Serão 78 policiais militares que estão atuando em Ilhabela junto ao corpo fixo dos 30 policiais, de forma preventiva nas viaturas, nos postos de atendimento; bem como os atendimentos realizados de bicicleta e moto para a Operação Verão 2020/2021.
São Sebastião
A Prefeitura de São Sebastião decidiu ignorar as medidas do Governo de São Paulo para evitar prejuízos à economia local, segundo o prefeito Felipe Augusto (PSDB). A cidade tem apostado em barreiras sanitárias nas divisas com Caraguatatuba e Bertioga para conscientizar os motoristas sobre os protocolos sanitários.
“Os números da cidade de São Sebastião não são os mesmos, nem da capital, nem de São Paulo. Nós temos aqui um compromisso com a saúde, portanto se houver necessidade nós tomaremos sim, medidas restritivas”, disse o prefeito.
Ubatuba
A Prefeitura de Ubatuba decidiu manter o município na fase amarela do Plano SP de quarentena, com fiscalização intensificada. O comércio em geral funcionará todos os dias da semana, inclusive em feriados prolongados, até às 23h.
O funcionamento será mediante a 60% de ocupação máxima do espaço reservado ao público/clientes, de acordo com a metragem quadrada de cada estabelecimento, devendo constar em lugar visível para os órgãos de fiscalização a lotação máxima do estabelecimento.
Praias impróprias
O Litoral Norte tem 14 pontos de monitoramento classificados como impróprio para banho, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Caraguatatuba: praias da Cocanha e do Indaiá;
Ilhabela: praias do Pinto, do Viana, Barreiros Sul e Saco da Capela;
São Sebastião: praias de São Francisco, do Arrastão e do Porto Grande;
Ubatuba: praias de Iperoig, os dois pontos da praia do Itaguá, a praia do Perequê-Mirim e a praia do Lázaro.
As demais praias são estão próprias para banho.