Fiscais da Prefeitura orientam o comércio – Foto: Charles Moura/ PMSJC
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de São José dos Campos aprovou em reunião com a Prefeitura, nesta quarta-feira (16), a abertura do comércio durante o próximo domingo (20).
Segundo a ACI (Associação Comercial e Industrial), a liberação ocorreu após a Prefeitura apresentar dados que reconhecem que a abertura ‘teste’ realizada no último domingo (13) se mostrou ‘bem-sucedida’, com respeito às regras sanitárias exigidas no combate a pandemia da Covid-19.
Ainda na segunda-feira (14), a administração municipal havia apontado durante o teste no domingo, apenas uma multa foi aplicada pelos agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), por falta de uso de máscara de proteção.
A ACI realizou a solicitação de abertura ampliada dos comércios em dezembro, a Secretaria de Saúde, justificando que o período seria importante para que a categoria pudesse ‘recompensar o tempo em que as lojas ficaram fechadas neste ano’. Além disso, a Associação disse que a categoria não é a responsável pelo crescimento dos casos na cidade, citando exemplo como as “festas clandestinas que promovem aglomerações”.