O número de denúncias de violência contra mulher aumentou cerca de 40% no Estado de São Paulo, durante a pandemia, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), na comparação com o mesmo período em 2019.
Foi neste intervalo de isolamento social que mulheres da cultura, em São José dos Campos, se reuniram para se ajudar com relação a assédios, menosprezo e desvalorização no trabalho artístico.
Em encontros virtuais, elas começaram a relatar casos de assédio e criaram o movimento que já reúne mais de 100 mulheres no Facebook. No início, não sabiam sequer distinguir na lei cada crime ou que medidas podiam ser adotadas para os diferentes tipos de relatos do grupo e, por isso, iniciaram uma série de encontros e estudos a fim de partirem para a ação.
Elas contam com o apoio de Nicole Aun, do Movimento Atreva-se (@movimento_atrevase), e do Coletivo Juristas Feministas de São José dos Campos (@coletivodejuristasfeministas).
Elas estão estudando formas de atuar na área artísticas para que todas as mulheres tivessem visibilidade na arte. Nas mídias sociais do coletivo é possível conhecer diversas mulheres da cultura da região e mulheres de outras regiões que são fonte de inspiração.
O GT Mulheres da Cultura está identificando caminhos e soluções para que todas as mulheres tenham visibilidade. Na força do coletivo, elas têm encontrado apoio e segurança para trabalhar e manter a arte e a cultura.
O primeiro projeto que surgiu o GT Mulheres da Cultura foi o vídeo Sal do Sul, de criação coletiva com música de Ligia Kamada e montagem de Melissa Rahal. O vídeo inaugurou as redes sociais do coletivo no início de julho e pode ser visto no Instagram e no Facebook @gtmulheresdaculturasjc.
Esta iniciativa tem consonância com movimentos em busca da igualdade de gênero, diversidade de idades, cores e conhecimentos em diversas outras áreas da sociedade.
TEDxSãoPaulo convida mulheres para falar sobre o tema coragem
Neste sábado, dia 12 de dezembro, o TEDxSão Paulo realiza um evento com mulheres para falar sobre coragem. Entre as convidadas estão a jornalista Malu Gaspar e a ativista em direitos humanos e direitos da mulher Maira Dvorek. Acesse o link abaixo para saber mais.
Data: 12 de dezembro de 2020
Horário: 15h às 20h
Duração: 5 horas
Classificação indicativa: público geral
Link para cadastro: https://linktr.ee/TEDxSaoPaulo
Letícia Maciel é jornalista dedicada ao marketing digital. Instagram: leticiamaciel08. Emails para esta coluna: colunaleticiamaciel@gmail.com