Foto: Adenir Britto/CMSJC
O governo do Estado de São Paulo anunciou em coletiva nesta sexta-feira (11) que irá reduzir o funcionamento de bares e restaurantes em duas horas, e irá ampliar o período de abertura do comércio de 10 para 12 horas diárias, mesmo o estado estando na fase amarela do Plano SP.
Com a mudança, os estabelecimentos comerciais devem continuar seguindo a norma de comportar apenas 40% da capacidade normal e terem o horário de fechamento até às 22h. No caso dos restaurantes, a venda de bebidas alcoólicas devem acontecer até às 20h e seguir até às 22h.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Helen “Foi uma decisão técnica entre saúde e comércio para que possamos atender a necessidade de maior espaçamento entre as pessoas, evitar aglomerações, para que todos possam ter suas necessidades agora do fim do ano atendidas, mas com responsabilidade, com segurança”.
A mudança ocorre em um período que o comércio é lais lucrativo, por conta das festas de fim de ano e com o anúncio da Prefeitura de São José dos Campos, de que o comércio poderá funcionar aos domingos.
Confira as novas regras do comércio:
– Bares passam a fechar 20h e não mais 22h;
– Restaurantes podem funcionar até 22h, mas servir álcool somente até às 20h;
– O comércio passa a poder funcionar pelo período de 12h e não mais 10h, como previa a fase amarela.