De italiano mesmo só o sobrenome, porque Gustavo Franceschini é brasileiro, nascido e criado em São José dos Campos. Engenheiro civil com 25 anos de profissão, ele decidiu deixar uma construtora durante a crise do imobiliário em 2014, para montar um negócio com a esposa e um casal de amigos, a Mio Sogno di Gelato.
Cinco anos depois, com muita dedicação e trabalho de excelência, a Mio estava lotando o Patio Mall do Jardim Aquárius. Inesperadamente, veio a pandemia.
Gustavo reuniu amigos do comércio pelo whatsapp, começou a fazer entregas em domicílio e manteve as máquinas da gelateria a todo vapor. Iniciou a digitalização do atendimento ao cliente pelo whatsapp, criou um cardápio em PDF e passava os pedidos do celular manualmente para uma planilha de Excel.
Ele conta que, no início, até se perdiam um pouco, ficaram meio malucos, mas quem já era cliente da Mio, não ficou sem gelato em casa.
Aprenderam a fazer lista de transmissão no whatsapp, criaram respostas automáticas e encontraram uma plataforma de cardápio digital chamada Goomer. O cardápio ainda não era sincronizado ao sistema de gestão, mas agora a loja já tinha o cadastro do cliente com nome, endereço e telefone. Em 45 dias, sem interromper as vendas, estavam se adaptando ao novo normal.
No vai e vem das entregas, Gustavo fez novos amigos e aprendeu também que precisava usar mais o Instagram, humanizando a comunicação. Este deve ser o próximo passo dos avanços do empresário no marketing digital, mostrar aos clientes quem são as pessoas que estão por trás dos deliciosos gelatos da Mio.
Recentemente nos stories do Instagram, deu um spoiler sobre o novo sabor de gelato que surgiu durante a pandemia: o gelato de caipirinha de cloropinga. A ideia foi do sócio, Marcelo Luiz, que cuida da parte da distribuição dos freezers e copinhos para outros estabelecimentos. Em contato com o Alê, dono do restaurante Dom da Carne, que inventou a cloropinga, disse que dava para fazer um gelato de caipirinha, com a cloropinga, e já está sendo um sucesso. Quem vai?
Letícia Maciel é jornalista e fundadora da agência de comunicação e marketing digital BRZ Content. Para enviar sugestões à coluna: colunaleticiamaciel@gmail.com
