
O PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto pela General Motors de São José dos Campos teve a adesão de 235 trabalhadores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. O SindMetal informa que os dados foram repassados ao sindicato pela montadora.
O PDV foi aberto no dia 1º de setembro a todos os trabalhadores da fábrica e se encerrou no dia 10. Aqueles que aderiram ao plano receberão salários adicionais, extensão do convênio médico e um carro Onix Joy Black. Os benefícios variam de acordo com o tempo de fábrica de cada funcionário. Veja a tabela abaixo:
-1 a 3 anos de fábrica: sem benefícios.
-4 a 10 anos: 3,5 salários + 12 meses de convênio médico.
-11 a 13 anos: 4 salários + um carro Onix Joy Black + 18 meses de convênio médico.
-14 a 16 anos: 4,5 salários + um carro Onix Joy Black + 18 meses de convênio médico.
-17 a 19 anos: 5 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico.
-20 a 22 anos: 5,5 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico.
-23 a 25 anos: 6 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico.
-Acima de 26 anos: 7 salários + um carro Onix Joy Black + 24 meses de convênio médico
“O Sindicato é contra qualquer tipo de demissão, mas respeita a decisão daqueles que aderiram. Este é um momento em que temos de nos manter firmes na luta em defesa do emprego”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.
A GM ainda não se posicionou oficialmente até a publicação desta reportagem.
A fábrica da GM em São José dos Campos produz os modelos S10 e Trailblazer e possui cerca de 3.600 trabalhadores.