Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
O Santuário Nacional de Aparecida informou que vai adotar missas virtuais para evitar aglomerações no feriado da Padroeira, no dia 12 de outubro.
De acordo com o Santuário, a medida é para evitar aglomerações “diante do cenário de pandemia que o mundo vive, que continua inspirando cuidado e respeito pelo próximo”. Atualmente, o templo pode receber até 6 mil pessoas simultaneamente, segundo decreto da prefeitura municipal.
As missas no dia 12 de outubro serão transmitidas via internet. Na Igreja, o público das celebrações será formado apenas por pessoas ligadas à Arquidiocese de Aparecida e obras sociais da Basílica, que seguirão os protocolos de distanciamento e higiene.
Apesar de não poder acompanhar as missas no local, os romeiros ainda poderão visitar os espaços do Santuário Nacional, como a passagem pela Imagem, Capela das Velas e a Sala dos Milagres.
Além das celebrações, outros eventos da Festa da Padroeira também sofreram alterações. Procissões, vigílias, carreata, passeio ciclístico e os shows também não irão acontecer neste ano.
Tradicionalmente, a Festa da Padroeira mobiliza milhares de fiéis em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. Em 2019, o templo registrou 162 mil visitantes somente no 12 de outubro.
