
A Defesa Civil de Guaratinguetá emitiu um alerta, nesta terça-feira (4), para um aumento na quantidade de incêndio em vegetações e terrenos baldios. Segundo o órgão, somente este ano houve 93 ocorrências envolvendo queimadas, sendo o mês de julho o que mais obteve ações, 31 ao todo.
A corporação ressalta que, além de prejuízos materiais e ambientais, esses incêndios trazem outros problemas como: fuligem, fumaça em gases tóxicos, principalmente nesta época de estiagem.
Os trabalhos de combate aos focos de incêndio na cidade, contam com a participação dos órgãos que atuam neste setor como: Defesa Civil, Bombeiros Militares, Bombeiros da EEAR e Policia Militar e Ambiental. Além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Saeg e com o reforço dos munícipes e seus agentes e voluntários.
A Defesa Civil orienta que as queimadas podem ser evitadas com pequenas atitudes diárias como: não jogar pontas de cigarro pela janela do veículo em rodovias, capinar terrenos sem uso do fogo e até mesmo jogar lixo em ruas e terrenos (já que as latas de metal e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas).