Queimadas na Amazônia voltou a ser alvo de polêmicas. Foto: Divulgação
Um grupo de técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, escreveu uma carta afirmando que existe uma “estrutura paralela” dentro do órgão. Para eles, o diretor interino estaria trabalhando para mudar o regimento interno “em virtual sigilo, com uma reestruturação da instituição sem qualquer critério, técnico ou de gestão, aceitável”.
Escrita no dia 7 de julho, a carta é endereçada a Augusto Cesar Gadelha Vieira, membro do comitê criado para a escolha do próximo diretor do Inpe. Darcton Damião ocupa interinamente o cargo desde agosto de 2019, quando Ricardo Galvão deixou a direção do Inpe depois de desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro.
Na carta, os técnicos disseram que essa estrutura paralela “opera, governa e decide sobre o Inpe, mas que não existe na regulação administrativa”. Ela funcionaria a partir da “verticalização e unificação de comando aos moldes das estruturas militares, claramente na contramão das tendências atuais de pesquisas em redes colaborativas com liberdade acadêmica e autonomia científica“
Os signatários afirmaram que Damião tem pedido aos servidores que apresentem planos de trabalho, para construir 1 novo regimento interno. “Isso lhe proporciona clara vantagem sobre os outros postulantes [ao cargo de diretor], uma vez que utiliza informações institucionais fundamentais relativas à reestruturação da gestão técnico-científica ora em curso, que só ele possui e às quais não foi dado o direito de acesso a outros candidatos“, explicaram os técnicos. Damião manifestou que apresentará sua candidatura para continuar no cargo.
Nesta segunda-feira, o governo exonerou a pesquisadora responsável pelos dois principais sistemas de monitoramento do desmatamento na Amazônia, Lubia Vinhas. Ela era a coordenadora-geral de Observação da Terra do instituto. Vinhas era responsável pelo Deter e pelo Prodes, dois dos principais sistemas de monitoramento do desmatamento via satélite no Brasil. Os dois sistemas são considerados referências internacionais.
Para os técnicos, as ações de Damião teriam apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações. “Isto aponta para 1 favorecimento do MCTI à possível candidatura do Diretor interino considerando o fato de que qualquer outra candidatura não tem acesso e desconhece os arranjos sendo feitos entre a Direção interina e o Ministério para a transformação do Regimento interno e da atual Estrutura de Gestão, ficando estas candidaturas impossibilitadas de acomodar em seus Planos propostas que abordem o INPE a partir desta perspectiva“, escreveram.
Eles pedem que qualquer mudança seja implementada apenas quando o processo de escolha do novo diretor tenha terminado.
