Foto: Divulgação/Cruzeiro EC
A CBF avisou ao Cruzeiro e à Federação Mineira na noite desta terça-feira (19) a respeito de uma sanção imposta pela FIFA por causa de uma dívida com o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. Desta forma, o clube começará a Série B do Brasileirão com seis pontos a menos. A informação inicial da Rádio Itatiaia foi confirmada pela reportagem.
A Fifa já tinha notificado as partes em fevereiro, condenado o Cruzeiro ao pagamento de 850 mil euros (mais 5% de juros), além de 30 mil francos suíços – totalizando cerca de R$ 5milhões – no processo envolvendo o não pagamento pelo empréstimo do volante Denilson, em 2016.
O acordo inicial pelo Cruzeiro tinha pagamentos parcelados entre 1º de agosto de 2016 e 11 de janeiro de 2017.
A efetividade da perda de seis pontos estava condicionada ao pagamento ou não da dívida até o prazo estipulado: última segunda-feira. Como o Cruzeiro não quitou sua parte, a sanção foi automaticamente aplicada, sem necessidade de qualquer comunicação adicional ou julgamento da Fifa.
“A dedução de pontos do devedor na liga nacional será automaticamente implementada pela CBF no caso se não pagamento dentro do prazo estipulado. Então, uma vez que o prazo tenha expirado, os pontos serão deduzidos automaticamente pela CBF, sem qualquer decisão formal adicional do Comitê Disciplinar da Fifa”, foi o que disse a entidade no documento obtido pela reportagem.
O Cruzeiro alega ter feito um acordo com o clube dos Emirados. A tarefa agora é tentar provar junto às entidades que isso, de fato, aconteceu. Se houver descumprimentos futuros, o Cruzeiro fica sujeito a penas mais duras da Fifa, como rebaixamento para a terceira divisão nacional.
Nota oficial do Cruzeiro
O Cruzeiro Esporte Clube segue trabalhando firmemente para evitar as consequências do não pagamento ao Al-Whada de mais de 5 milhões da dívida pelo empréstimo do volante Denilson, contratado em 2016. O prazo venceu nesta segunda-feira, 18. E por causa deste processo, que não cabe mais recursos na Fifa, o clube celeste pode sofrer a punição de seis pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, a direção do Clube ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial, e o Cruzeiro está finalizando a negociação com o clube dos Emirados Árabes.
As tratativas com o Al-Whada vinham se desenvolvendo positivamente nas últimas semanas, embora a troca iminente na direção do clube, com as eleições para presidente na próxima quinta-feira, 21, também tenham colaborado para dificultar as negociações. Outra dificuldade, além da falta de receitas da Raposa, que teve seus recursos ‘varridos’ na antiga administração, é o atual momento, com a pandemia da Covid-19, o coronavírus.
