03 de maio de 2024
São José dos Campos 28° C
Parcialmente nublado
Dollar R$ 5,071
03/05
SJC 28° C
R$ 5,071


Categoria: Política

“Respeite o luto de mais de 5.000 famílias que perderam seus entes queridos” Diz Doria a Bolsonaro

A mensagem dirigida a Bolsonaro, com quem Doria vem trocando farpas desde o início da pandemia, durou seis minutos e teve tom de desabafo

OVale • Publicado em 29/04/2020, às 16:21 • Atualizado em 29/04/20, às 16:21

“Respeite o luto de mais de 5.000 famílias que perderam seus entes queridos” Diz Doria a BolsonaroFoto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), endureceu o discurso contra o presidente Jair Bolsonaro: “Pare com essa política da perversidade. Pare de fazer política em meio a um país que chora mortes e infectados”.

Doria abriu a coletiva de imprensa desta quarta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, com uma dura resposta a Bolsonaro, que nesta mesma manhã atribuiu a governadores e prefeitos a responsabilidade pelas mortes por Covid-19 no país.

Bolsonaro citou nominalmente o governador de São Paulo e o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), ambos defensores do isolamento social, medida questionada por Bolsonaro.

Doria ainda citou a resposta que o presidente deu ontem (terça-feira), em Brasília, ao ser perguntado sobre o que achava de o Brasil ter ultrapassado a China no número de mortes pela Covid-19. Disse Bolsonaro: “E daí? Quer que eu faça o quê?”.

“Fazer aquilo que o senhor não fez, começando por respeitar os brasileiros que o elegeram, e os que não o elegeram. Respeitando pais, mães, avós, parentes e amigos que perderam as suas vidas no Brasil até ontem, pelo coronavírus”, disse o governador.

A mensagem dirigida a Bolsonaro, com quem Doria vem trocando farpas desde o início da pandemia, durou seis minutos e teve tom de desabafo.

“[Mortes por] coronavírus, que o senhor classificou como uma gripezinha, um resfriadinho, e que minimizou dizendo que não era importante e que não era grave. Que o senhor respeite o luto de mais de 5.000 famílias que perderam seus entes queridos e que hoje estão sepultados. Praticamente nenhum parente pode acompanhar o sepultamento.”

Doria convidou Bolsonaro a visitar hospitais em São Paulo para “ver as pessoas agonizando nos leitos e a preocupação dos profissionais de saúde de São Paulo e de toda a parte do Brasil com aquelas pessoas que podem ir a óbito”.

“Se não quiser visitar São Paulo, por medo ou qualquer outra razão, vá ver o colapso da saúde em Manaus. Vá ajudar o governador do estado do Amazonas e o prefeito da cidade de Manaus, no mínimo sendo solidário e estando presente para ver a realidade do seu país, não a sua realidade do estande de tiros onde o senhor foi ontem celebrar, enquanto nós choramos mortes de brasileiros”, afirmou o governador.

Doria pediu a Bolsonaro que “saia da sua bolha, dessa sua fábula, do seu mundinho de ódio” e que “não frequente apenas o seu gabinete de ódio”.

“Percorra hospitais, seja solidário com a realidade do seu país, com os brasileiros que perderam suas vidas e tem os seus familiares chorando mortos e com outros que choram aqueles que estão enfermos em hospitais públicos e privados em todo o país.”

No final, ironizou a prática de Bolsonaro de chamar os filhos por números.

“O senhor que gosta de tratar tudo como números, e acha que a vida é um número, eu não acho. Nem meus filhos são tratados por número. Meus filhos são tratados pelo nome, com carinho, amor e afeto. O mesmo carinho que dedico na minha função como governador, ao lado de dezenas, centenas, milhares de pessoas que em São Paulo e no Brasil estão trabalhando para salvar vidas”.

“A vida não é um número, é sentimento, e espero que o senhor possa resgatar o seu para ter um olhar de compaixão pelo seu país e pelos brasileiros.”

No final da coletiva, Doria voltou a mencionar Bolsonaro.

“Presidente, ao invés de treinar tiros, em horário de expediente de trabalho, treine compaixão. Pegue seu avião e visite hospital público de Manaus. Fale com pais, parentes e amigos das pessoas em tratamento, e visite um dos cemitérios de Manaus, e dialogue com o prefeito e o governador. Certamente, o senhor será melhor reconhecido pelo povo brasileiro. Ao invés de treinar tiros, treine compaixão”.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade













Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Cidades, Destaque

Atrasado por pedido da Marinha, Aquabus em Ilhabela vai custar o mesmo que ônibus

Previsto inicialmente para dezembro do ano passado, o aquabus, novo sistema de transporte aquaviário de Ilhabela, deve começar “em breve”. …

22 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Justiça proíbe prefeitura de remover pertences de pessoas em situação de rua em Pinda

A Justiça proibiu a Prefeitura de Pindamonhangaba de remover e apreender pertences pessoais, de trabalho e de sobrevivência de pessoas …

24 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Quer empreender? Sebrae abre inscrições de curso para empreendedores em SJC

O Sebrae-SP abriu as inscrições para o Empretec em São José dos Campos, voltado para a formação de empreendedores. O …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Vale do Paraíba chega a 137 mortes por dengue; casos já ultrapassam os 112 mil

A dengue no Vale do Paraíba matou 137 pessoas em 2024. Os números de casos na região ultrapassaram os 112 …

1 dia atrás
Colunas, Esporte, Mais Destaques

Vale vai em peso para o Circuito Mares no Guarujá e leva 900 atletas

A segunda etapa de 2024 do Circuito Mares será realizada neste final de semana (4 e 5), no Guarujá, e …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Balé da Cidade está com inscrições abertas para novos integrantes em Taubaté

O Bale da Cidade de Taubaté, está com inscrições abertas para bailarinos e bailarinas que desejam compor o elenco oficial …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

SJC registra saldo positivo de empregos pelo terceiro mês consecutivo

A geração de empregos com carteira assinada segue crescendo em São José dos Campos (SJC). Pelo terceiro mês consecutivo, o município …

2 dias atrás
Cidades, Destaque

Avião da Embraer será usado em teste de homologação de aplicação aérea de defensivos agrícolas

A aeronave EMB-203 Ipanema da Embraer, será usada no teste de homologação de aplicação área de defensivos agrícolas pela empresa …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Dia do Trabalhador: saiba o que abre e o que fecha neste 1º de maio em SJC

O atendimento no Paço Municipal de São José dos Campos (SJC) e outras repartições públicas ficará fechado nesta quarta-feira (1º), …

3 dias atrás
Destaque, Esporte

SJC se prepara para receber Pan-Americano de Ciclismo com prova teste neste final de semana

São José dos Campos vai sediar o Campeonato Paulista de Ciclismo de Estrada neste sábado (4), a partir das 8h. …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2024 © Todos os direitos reservados