Foto: Governo de SP
Depois de reunião em videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro para discutir medida de contenção à epidemia do novo coronavírus, governadores criticaram a postura do chefe do Executivo nacional e 25 dos 27 deles disseram que vão manter o isolamento social em seus estados – Roraima e Rondônia não se manifestaram.
Médico de formação, Ronaldo Caiado, de Goiás, um dos principais apoiadores do presidente no DEM, afirmou que irá ignorar o pedido para que escolas sejam reabertas e para que pessoas voltem a trabalhar sem restrições de locomoção.
E ainda disse que está ‘rompendo’ com o presidente. “Com tranquilidade, mas com a autoridade de governador e de médico, eu afirmo que as declarações do presidente não alcançam o estado de Goiás. As decisões em Goiás serão tomadas por mim, com base no trabalho de técnicos e especialistas”, afirmou. “Agora também só falo com ele por meio de comunicados oficiais”, disse.
Mais tarde, em entrevista coletiva, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que o isolamento da população está mantido no estado. Ele pediu que no momento as pessoas fiquem em casa e continuem seguindo as medidas restritivas de circulação, porque somente assim, os mais velhos serão preservados.
