Foto: Divulgação
A Polícia Civil está investigando casos de assédios em ônibus do transporte público em São José dos Campos. O inquérito é aberto após uma adolescente de 17 anos ter sido exposta em sites pornográficos depois de ser importunada por um homem na segunda-feira (27).
De acordo com a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), foram feitos dois boletins de ocorrência na terça-feira (28) e os casos começam a ser investigados. O trabalho da polícia deve ter enfoque na identificação da autoria dos crimes. O papel de sites na disponibilização dos vídeos não deve ser apurado pela equipe.
“A nossa parte é criminalizar a pessoa cuja as condutas estejam previstas na lei de importunação. Ainda é muito prematuro, mas orientamos para que as pessoas venham fazer a denúncia e tragam todo o conteúdo que possa auxiliar na investigação”, disse o delegado assistente da Delegacia de Defesa da Mulher, Luís Paulo.
CÂMERAS
De acordo com o Consórcio 123, é necessário que, caso um registro de assédio ocorra dentro do transporte, as vítimas o relatem com rapidez às empresas de transporte, pois as imagens são apagadas posteriormente.
“É importante informar imediatamente o fato para a empresa proprietária do ônibus, para que ela possa gravar as imagens do veículo e deixar à disposição das autoridades competentes para auxiliar na apuração dos fatos. As imagens sem registro de incidentes são sobrescritas no cartão de memória do veículo após 24 horas”, diz nota.
