Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref SJC – 259 Pref SJC – 259

    Você está em:Início » Ortiz vai ao TJ contra emendas em lei do Conselho de Transportes
    Cidades

    Ortiz vai ao TJ contra emendas em lei do Conselho de Transportes

    9 de dezembro de 2019Updated:9 de dezembro de 2019Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Ortiz vai ao TJ contra emendas em lei do Conselho de Transportes

    Foto: Rogério Marques/Arquivo OVale

    O governo Ortiz Junior (PSDB) ajuizou uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Tribunal de Justiça para contestar a lei promulgada em agosto pela Câmara que alterou a composição do Conselho Municipal de Transporte Coletivo.

    Na ação, a gestão tucana pede a derrubada dos trechos incluídos por emendas parlamentares, sob alegação de que houve ofensa ao princípio da separação de poderes. “Apesar da iniciativa ser reservada ao chefe do Executivo, o projeto inicial foi emendado pela Câmara Municipal, alterando não só a composição do conselho municipal mas também os critérios de escolha dos membros”, diz trecho da ação. Na Adin, Ortiz argumenta que, como os conselhos são vinculados às estruturas das secretarias municipais, cabe apenas ao prefeito legislar sobre o tema.

    No dia 26 de novembro, o desembargador Jacob Valente, relator da ação no Órgão Especial do TJ, negou a liminar solicitada pelo governo Ortiz, que poderia suspender a eficácia das emendas até o julgamento do mérito da Adin. “Iniciado o trâmite legislativo de projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo, os parlamentares têm direito de emendá-lo”, pontuou Valente. Ainda não há data marcada para o recurso ser analisado pelo Órgão Especial, que é composto por 25 desembargadores.

    Criado por lei em 1999, o conselho nunca foi constituído. Em maio de 2018, Ortiz enviou um projeto à Câmara para alterar as regras de composição do órgão. O texto foi aprovado em maio de 2019, mas com quatro emendas. Uma delas ampliou de 12 para 16 o número de membros. Outra determinou eleição direta para parte dos conselheiros. O prefeito vetou as emendas, mas os vetos foram derrubados por unanimidade pelos vereadores. Mesmo assim, o conselho segue sem ser formado.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresTJ julga dia 17 recursos sobre repasses do Fadenp a equipes de São José
    Próxima Notícia Por doping, Rússia é banida dos Jogos de Tóquio-2020

    Notícias Relacionadas

    Ventania forte atinge São José dos Campos e cobre zona oeste com nuvem de poeira; veja o vídeo

    29 de julho de 2026

    Caraguá registra a maior rajada de vento de SP; Defesa Civil alerta para temporais

    29 de julho de 2026

    Obra na adutora deixa 90 mil moradores de Jacareí sem água; retorno deve acontecer nesta quarta

    29 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha




    Vista Santana


    Omada Omada

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.