Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Prefeitura SJC

    Você está em:Início » Latrocínios caem 38,8% na RMVale em 2019
    Destaque

    Latrocínios caem 38,8% na RMVale em 2019

    4 de dezembro de 2019Updated:4 de dezembro de 2019Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Latrocínios caem 38,8% na RMVale em 2019

    Foto: PMSJC

    O número de latrocínios – os crimes de roubo seguidos de morte – caiu 38,8% na RMVale neste ano, no período entre janeiro e outubro, comparado ao ano anterior. Os dados são oficiais e foram disponibilizados pelo governo estadual.

    Em 2019, até outubro, foram 11 vítimas no Vale do Paraíba, contra 18 latrocínios durante o mesmo período de 2018.

    A redução no índice regional ultrapassou a média estadual: em São Paulo, foram 158 vítimas entre os meses de janeiro e outubro — 32,4% a menos do que no mesmo período no ano anterior (234 vítimas).

    A diminuição foi ainda maior em São José dos Campos: foi de 7 para 2 casos na comparação entre 2018 e 2019 (-71%).

    Apesar da diminuição no índice de casos registrados esse ano na RMVale, a região ainda ocupa o topo do ranking de latrocínios no interior de São Paulo, ao lado de Campinas.

    Na sequência estão as regiões de Sorocaba (9), Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto (7 cada), Baixada Santista (6), Presidente Prudente e São José do Rio Preto (5 cada) e Araçatuba (0).

    A região também é líder absoluta no número homicídios no interior paulista (com 252 vítimas), apesar de ter tido uma queda de 10,6% durante o ano, e possui a taxa proporcional (casos a cada 100 mil habitantes) mais alta de todo o estado (é de 12,48 – o estado é 6,51).

    Prisões

    Neste ano, o número de suspeitos presos no Vale chegou a 9.406, contra 8.640 entre janeiro a outubro de 2018 — elevação de 8,8%. Na avaliação da Polícia Militar, a queda no número de casos de latrocínio e homicídio é fruto de uma ação mais efetiva contra o crime.

    “Acredito que [a redução] se deva graças ao grande número de operações que têm apreendido bastante armas, retirado bastante procurados da Justiça de circulação. Acredito que tudo isso tenha contribuído, mas se foi um fator decisivo ou não. A Polícia Civil também tem investigado os crimes de latrocínio, os crimes patrimoniais, então acho que é uma conjunção de fatores, de atuação das polícias e do poder público municipal”, disse o comandante da PM no Vale, coronel José Eduardo Stanelis.

    São José, Pinda e São Sebastião reduzem incidência; Taubaté e Caraguá aumentam

    Entre as cidades do Vale com maior número de mortes violentas, São José dos Campos foi uma das que mais reduziu os latrocínios nos 10 meses deste ano ante 2018, em igual período: 7 para 2 mortes. São Sebastião reduziu de 2 para nenhuma morte.

    Pindamonhangaba de uma para nenhuma. Guaratinguetá, Jacareí e Caçapava não registraram nenhum latrocínio nos dois períodos.

    Na contramão, Taubaté e Tremembé saíram de zero para um latrocínio cada e Caraguatatuba, de dois para três. Em Cunha, foram duas mortes em latrocínios neste ano, contra nenhuma em 2018. Monteiro Lobato saiu de zero para um latrocínio neste ano.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresTSE reconhece assinaturas eletrônicas para criação de partidos
    Próxima Notícia São José abre inscrições para as Caravanas de Natal

    Notícias Relacionadas

    Homem morre após ser baleado por guarda municipal de folga durante discussão em Taubaté

    7 de julho de 2026

    Quase 3 mil presos devem retornar da ‘saidinha’ nesta segunda (22)

    22 de junho de 2026

    Dois detentos morrem após confusão e tomada de refém na Penitenciária I de Potim

    22 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Camara SJC




    Tachão


    Prefeitura SJC

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.