Foto: Divulgação/ SPRIO+
São José dos Campos tem apostado em um novo conceito de mobilidade urbana, os aplicativos de transporte. Com os serviços adaptados não tem sido diferente, as pessoas com mobilidade reduzida estão utilizando o serviço através do aplicativo Acesso Já, que já tem duas opções aos joseenses: veículos adaptados e comuns.
Os veículos adaptados, são para pessoas que possuem dificuldades para utilizar os transportes convencionais. As viagens são agendadas e podem levar de duas a quatro pessoas. Já os carros comuns, são para pessoas que possuem dificuldade de mobilidade, mas conseguem utilizar os transportes convencionais. Não é preciso realizar agendamento.
Em entrevista ao jornal Abre Aspas, o diretor da Sentran (Serviços Especializados em Trânsito, Eduardo Ramalho, disse que cerca de 700 pessoas utilizam o Acesso Já por mês).
“A gente não tem exatamente quantas pessoas necessitariam disso [aplicativo]. Mas é fato que é um número muito considerável”, disse Eduardo.
Para o diretor, o aplicativo preza pela segurança, economia e, principalmente, pela dignidade no transporte das pessoas com mobilidade reduzida. Eduardo Ramalho destacou também as escolhas dos motoristas nas viagens.
“Os motoristas são selecionados, não é todo motorista que tem essa habilidade, esse dom, de trabalhar com pessoas que tem um pouco mais de dificuldade de embarcar, demoram um pouco mais. Então eles são capacitados periodicamente”, disse.
Os motoristas também precisam cumprir algumas exigências da prefeitura como a abertura de uma MEI (MicroEmpresa Individual) para ser regularizado no sistema.
PROJETO PREMIADO
Foto: PMSJC
O aplicativo Acesso Já recebeu no mês passado o prêmio InovaCidade 2019, que avalia a eficácia e o impacto social do programa na população.

