Foto: Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez um recuo no início da tarde desta sexta-feira (19) e reviu sua afirmação de que passar fome no Brasil é “uma grande mentira”. Ele mudou o tom de sua afirmação e se irritou com o questionamento da imprensa.
“É um país aqui que a gente não sabe por que uma pequena parte passa fome e outros passam mal ainda”, disse o presidente durante evento em que o Ministério da Cidadania celebrou o Dia Nacional do Futebol, em Brasília.
“Mas é inaceitável num país tão rico como o nosso, com terras agricultáveis, água em abundância… Até o semi-árido nordestino tem uma precipitação pluviométrica maior do que Israel”, disse.
Mais cedo, o presidente dissera que o brasileiro não passa fome, mas se alimenta mal. “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não”, afirmou ele na ocasião.
Ao ser questionado se estava voltando atrás em sua declaração dada pela manhã durante café com correspondentes internacionais, o presidente se irritou com a imprensa.
“Ah, pelo amor de Deus. Se for para entrar em detalhe, em filigranas, eu vou embora. Não estou vendo nenhum magro aqui. Temos problemas alimentares no Brasil, temos. Não é culpa minha, vem de trás”, disse Bolsonaro.
“O que tira o homem e a mulher da miséria é o conhecimento. Não são bolsas e programas assistencialistas. Nós temos que lutar nesse sentido”, afirmou..