Xandu Alves/OVALE

Foto: PMSJC
Entre as 39 cidades do Vale do Paraíba, 54% ainda não conseguiram cumprir a meta do governo estadual de reduzir pela metade as mortes em acidentes de trânsito. As cidades têm até 2020.
Faltando seis meses para o prazo, 21 cidades do Vale não conseguiram reduzir as mortes em 50%, e justamente no período em que se debatem reduções na fiscalização de trânsito no país.
Seis municípios da região aumentaram o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito nos primeiros cinco meses de 2019 comparado a igual período de 2015, quando a meta foi lançada pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
No mesmo período de comparação, quatro cidades mantiveram o mesmo número de mortes, enquanto 11 reduziram abaixo da meta do estado. No Vale, apenas sete cidades já cumpriram a meta.
MAIS MORTES
Os municípios que mais aumentaram os óbitos entre 2015 e 2019 foram Cunha (200%), Campos do Jordão (100%) e Caçapava (55,56%).
Três pequenos municípios saíram de zero morte em 2015 para uma neste ano: Santa Branca, Natividade da Serra e Queluz.
Mantiveram o mesmo número de mortes nos dois anos as cidades de Igaratá (4), Tremembé (2), Lavrinhas (1) e São Luiz do Paraitinga (1).
Com exceção de 11 cidades que não tiveram nenhuma morte nos dois períodos, como Ilhabela, Monteiro Lobato, Potim, Jambeiro e Santo Antonio do Pinhal, as demais reduziram os óbitos em acidentes de trânsito desde 2015.
Desse total, sete já conseguiram cumprir a meta do estado: Canas, Paraibuna, Bananal, Piquete, Redenção da Serra, Roseira e Aparecida.
São Sebastião, Lorena e Cachoeira chegam perto da meta do governo
Onze municípios do Vale do Paraíba reduziram as mortes nos cinco primeiros meses de 2019 na comparação com igual período de 2015, mas com percentual abaixo da meta do estado, de ao menos metade dos óbitos.
Os municípios que mais chegaram perto, até agora, foram São Sebastião e Lorena, ambos com -43%, e Cachoeira Paulista, com -40%.
Das maiores cidades, São José dos Campos reduziu 30% as mortes em acidentes de trânsito, Jacareí ficou com -29%, Guaratinguetá registrou -18%, Caraguatatuba anotou -16,67% e Taubaté alcançou -11%.
‘Transporte de massa deve ser tratado com muita urgência no Vale’, alerta engenheiro
O engenheiro e especialista trânsito Ronaldo Garcia considera o investimento no transporte público de massa a principal medida para reduzir as mortes em acidentes de trânsito na região. Em paralelo, ele cita investimentos em fiscalização, organização do tráfego e educação para a segurança. “No problema urbano, há o aumento do número de veículos e uma solução seria melhorar o transporte de massa, porque diminui a quantidade de veículos, mas as cidades não fazem isso. Investem pouco em transporte coletivo”, disse.
Garcia admite que as rodovias impactam nas estatísticas de trânsito na região, mas cobra melhores políticas públicas nos municípios. “Transporte de massa deveria ser tratado com muita urgência para resolver isso”, completou.