Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Destination

    Você está em:Início » Analfabetismo atinge 11,3 milhões de brasileiros
    Educação

    Analfabetismo atinge 11,3 milhões de brasileiros

    21 de junho de 2019Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Radioagência Nacional

    Analfabetismo atinge 11,3 milhões de brasileiros

    Foto: Reprodução

    Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-Contínua), Educação, divulgada, nesta quarta-feira (19), pelo IBGE mostra que em 2018, ainda havia no país 11,3 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais de idade. A taxa caiu lentamente nos últimos, apenas 0,1 ponto percentual em relação a 2017, registrando 6,8%.

    Entre os brancos, o analfabetismo atingiu 3,9% da população, já entre os negros, a taxa foi de 9%. As regiões Norte e Nordeste tem também os maiores índices de analfabetismo do país. O quadro mostrado pela Pnad aponta que: 52% da população brasileira não tinha terminado a educação básica em 2018. A taxa de conclusão foi de cerca de 56% entre os brancos e de 40% entre os pretos e pardos.

    Dois anos separam também os brancos e negros em relação ao tempo dedicado aos estudos. A média para os brancos com 25 anos ou mais de idade foi de 10,3 anos de estudo e para os negros, de 8,4 anos.

    Garantir o estudo na idade adequada é outro desafio. Entre 15 e 17 anos, 69,3% estavam na série correta em relação à idade. Novamente nesse aspecto, a Pnad mostra que há grandes diferenças regionais e de cor e raça.

    No Nordeste, um terço dos adolescentes não frequentava a série adequada. No país, a taxa de adequação para pessoas brancas de 15 a 17 anos foi de 76,5% e para as pretas e pardas, de 64,9%.

    Entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), exatamente aqueles que não puderam estudar na idade adequada, a Pnad mostra que 73,7%, do contingente matriculado no ensino fundamental era de pessoas de cor preta ou parda. As mulheres foram a maioria dos matriculados na EJA ensino médio. Já na EJA fundamental, os homens ficaram ligeiramente em maior número.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresSucesso da extrema direita colabora com clima de terror na Alemanha
    Próxima Notícia Onze brasileiros passam para 3ª fase do mundial de surfe em Saquarema

    Notícias Relacionadas

    Alô, estudantes! Prazo final de inscrição para o ENEM termina nesta noite (13)

    13 de junho de 2025

    UFRRJ debate sobre reserva de vagas para pessoas trans e travestis

    13 de agosto de 2024

    SP abre inscrições para curso gratuito de Introdução em Libras; aulas ocorrem em ambiente virtual

    12 de agosto de 2024
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Jacareí







    Itavema Itavema

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.