Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Prefeitura SJC

    Você está em:Início » Câmara de São José discute regras para uso de patinetes elétricos
    Cidades

    Câmara de São José discute regras para uso de patinetes elétricos

    12 de junho de 2019Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    OVALE

    Câmara de São José discute regras para uso de patinetes elétricos

    Foto: Claudio Vieira/PMSJC

    Pegando carona na polêmica surgida em São Paulo no fim do mês passado, a Câmara de São José dos Campos deve debater um projeto para regulamentar o uso de patinetes elétricos no município. O texto foi apresentado pela vereadora Dulce Rita (PSDB) no último dia 5. O prazo para emendas termina dia 24.

    Dentre as regras citadas no texto, as principais mudanças propostas são: exigência de farol dianteiro e de lanterna traseira; obrigação da empresa fornecer capacete aos usuários; contratação de seguro obrigatório contra acidentes; e multa de R$ 170 para empresa e usuário que desrespeitarem as normas.

    Outras regras citadas não teriam impacto imediato, pois já são adotadas no município: velocidade máxima de 20km/h (esse já é o limite dos patinetes existentes na cidade); e circulação apenas em calçadas, ciclovias e ciclofaixas (na capital, por exemplo, os veículos podem ser usados nas ruas).

    São José passou a contar com o serviço de patinetes compartilhados em janeiro desse ano. Atualmente são 785 veículos, sendo 400 da Grin e 385 da Yellow – as duas empresas pertencem ao grupo Grow.

    O projeto já provoca discussão no município. No texto, Dulce Rita justificou que a regulamentação dos patinetes é necessária “em razão dos riscos envolvendo o uso, o trânsito e o convívio com diferentes modais”.

    Grupos como o MBL (Movimento Brasil Livre), no entanto, apontam que a proposta seria inconstitucional (apenas o prefeito poderia propor projetos dessa natureza) e que sua aprovação poderia até inviabilizar o sistema, pois acabaria encarecendo seu custo.

    Questionado pela reportagem, o governo Felicio Ramuth (PSDB) informou que “não há intenção de edição de decreto”, por parte do prefeito, para regulamentar o assunto. A prefeitura afirmou que, embora as regras de circulação e conduta “sejam definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, não existem ferramentas instituídas para fiscalizar os usuários desse tipo de transporte. A gestão tucana alegou ainda que “está investindo em campanhas educativas” para “incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas”.

    A Grow informou, por meio de nota, que ainda não finalizou a análise do projeto..

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresACOMPANHE OS DESTAQUES DESTA QUARTA-FEIRA (12/06)
    Próxima Notícia Homem é multado por manter nove aves silvestres em cativeiro em Caraguá

    Notícias Relacionadas

    São José terá alterações no trânsito para corrida e cerimônia cívica nesta quinta-feira

    7 de julho de 2026

    Feriado no Vale e Litoral começa com tempo firme, mas frente fria muda o cenário no fim de semana

    7 de julho de 2026

    Vai viajar no feriado? Confira os horários de maior movimento nas rodovias do Vale

    7 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Selva




    Tachão


    Prefeitura SJC

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.