Foto: Divulgação/PMU
A cidade de Ubatuba está em estado de alerta e tem vários pontos de alagamento nesta quarta-feira (13), devido à chuva forte. Conforme previsto no alerta emitido pela Defesa Civil do estado e da Marinha do Brasil, fortes e intensas chuvas atingiram o Litoral Norte desde a noite desta terça-feira (12). O índice pluviométrico acumulado na cidade supera a marca de 100 milímetros em 72 horas.
A área central, Região Centro Sul do município, já apresenta pontos de alagamento. A avenida Rio Grande do Sul já teve o trecho aeroporto sentido bairro interditado. Motoristas devem evitar trafegar pelo local.
Os rios Tavares e Rio Grande estão cheios, o que também intensifica o acúmulo de água. Os alagamentos acontecem em áreas críticas, como Perequê-Açu, Itamambuca, Toninhas, Praia Grande, Tenório e Parque Vivamar. Outro agravante é a cheia da maré, que dificulta o escoamento das águas. No momento, a maré está em 0,8, entretanto, seu nível mais crítico está previsto para a madrugada, quando deve chegar a 1,2.
Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil vistoriou na primeira hora os bairros Sesmaria e Estufa II para verificar as áreas de risco de alagamento e deslizamento. Ainda não há desabrigados, mas a água na Estufa II, rua Harmonia (local onde reside a família que ficou alojada no centro de convenções na última semana) já chega a altura da cintura.
Caso a chuva persista, a probabilidade de deslizamento é grande, já que o solo já está saturado.
(O Vale)
