O Teatro Galpão, em Pindamonhangaba, reuniu no último sábado (27) um grande público para assistir a apresentação de 20 jovens músicos no 5º Festival de Música da Juventude da cidade. A abertura do evento foi feita pela Orquestra de Cordas dos Aprendizes da Corporação Musical Euterp, com regência do maestro Willian Jobair, apresentando sucessos como “All About that Bass”, “Sweet Child O’ Mine”, “Poker Face”, entre outros.
foto: Gabriel Santana/SPRio+
A competição é dividida em duas categorias: composição e interpretação, sendo 10 concorrentes em cada uma. A banca avaliadora, composta por três jurados, escolhe os três primeiros lugares e realiza a premiação. O primeiro lugar leva pra casa, além do troféu, o prêmio máximo de R$ 2.651,29.
Um dos jurados da competição, o cantor e compositor César Pope, disse que o nível das edições tem se mantido alto. “É difícil escolher porque o nível é muito alto. É como dar 10 para todo mundo, praticamente. Alguns foram prejudicados pela questão técnica, o violão não funcionou, a pessoa deu uma desafinadinha pelo nervosismo, mas em geral o nível é muito bom sempre”, afirmou.
Entre os primeiros colocados por três anos consecutivos, o artista musical joseense Matheus Estevão, 23, conquistou o segundo lugar neste ano na categoria interpretação. “O Festival pra mim é uma oportunidade de avaliar minha própria evolução a partir de candidatos excelentes que participam anualmente. Fiz boas amizades e até parceria de trabalho com artistas participantes”, relembra. O cantor disse, ainda, que a fomentação da cultura é sempre muito importante. “Acho importantíssima [a fomentação da cultura], principalmente na minha área que é a música. É sempre bom participar, a energia e recepção da plateia são sempre muito calorosas”, finalizou.
foto: divulgação
Confira os ganhadores da 5ª edição
Na categoria Composição, a música “Ideias Rimadas”, interpretada pelo grupo 02GXNG, ficou com o primeiro lugar. A formação da equipe é composta pelos vocalistas Raíssa Moreira, Matheus Isaac e Felippe Ferreira. No baixo, Wylguiner Guilherme, Lucas Sobral na guitarra e Bruno Machado na bateria. Letícia Galdino, que venceu em 2017 a categoria Interpretação, garantiu o segundo lugar nesta edição com “Minha Reza”. A música “Ainda Pulsa” de Ícaro Dendê fechou o pódio da categoria em terceiro lugar.
Em Interpretação, o vencedor foi Júlio Baptista, cantando “A Estrada”, do grupo musical Cidade Negra. Em segundo lugar ficou Matheus Estevão, que cantou “Tua”, sucesso de Liniker. A cantora Maria Silva garantiu o terceiro lugar cantando “É isso aí”, de Ana Carolina e Seu Jorge.
por Gabriel Santana

